Ainda em 2010 o SINTRAF junto a FETRAF e Secretaria Estadual de Educação, iniciou a busca desta conquista para o município de Serra de São Bento. Recentemente foi aprovada a turma do Projeto Projovem Campo – Saberes da Terra em nosso município. As aulas serão ministradas na comunidade Umari. O projeto acontece em parceria com a Prefeitura Municipal a qual é responsável por assinar o termo de adesão.
O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da freqüência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local
A nova edição do programa Saberes da Terra beneficiará 54 municípios Potiguares, são eles:
Acari, Água Nova, Apodi, Assú, Almino Afonso, Barcelona, Boa Saúde, Campo Grande ,Caraubas, Ceará Mirim, Cerro Corá, Coronel João Pessoa,Currais Novos, Dr. Severiano, Encanto, Espírito Santo, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Goianinha, Ielmo Marinho, Ipanguassú, Itajá, Jaçanã, Janduis, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu,Jundiá, Luiz Gomes, Lagoa de Velhos, Macaíba, Martins, Maxaranguape, Passagem, Pau dos Ferros, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santa Maria, Santo Antônio, São Francisco do Oeste, São José de Campestre, São Miguel , São Miguel do Gostoso, São Tomé, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Triunfo Potiguar, Venha Ver.
Valeu SINTRAF
ResponderExcluirparabéns vi no diario oficial
ResponderExcluir