Um sonho sonhado juntos é sinal de realização. Parabéns a todos que sonharam juntos e hoje presenciam esta bela realidade, a capela de São José.
"Em 28 de Dezembro de 2013, um ex-vereador de Serra de São Bento, procurou um advogado para pedir que este viesse a construir uma Capela no Sítio Jucá, e que os proprietários da terra, já haviam doado.
Confirmado que construiria a Capela, pensou em fazer uma no estilo medieval, pois seria uma coisa diferente. E Partindo deste pressuposto resolveu que a área da capela teria 10 metros de diâmetro que representaria os 10 mandamentos, que também expressa que ali é o centro, é um mundo, e a Capela seria construída em um retângulo, com a frente para o Nascente.
A Capela tem 5 janelas e 02 portas, o que representa os dias da semana, sendo a porta principal o domingo, e a última porta o sábado, e da direta para a esquerda cada janela está em um dia pá e um dia impar.
As paredes são duplas e de pedras do próprio local, e sua maior altura é de 5,86 metros, onde está a cruz. A cruz tem 2,86 de altura feita em jatobá, e foi fixada em armações de ferro, onde parece flutuar, e está ligeiramente inclinada para quem chega, tem os pregos das mãos e dos pés.
O Porta Sino feito em madeira de eucalipto, cortada na figura da Lua Nascente, fixada na parede lateral, com leve caimento, onde os agricultores acreditam que desta forma é anúncio de que naquele mês haverá chuvas. E o sino é centenário, pertenceu a uma família da época do Café no interior de São Paulo.
Para entrar na Capela é preciso transpor as duas pontes que lembram os castelos medievais, mas tem o significado de que para se chegar aonde queremos, temos que passar pela ponte até chegar ao local seguro, e ao invés de água como nos castelos medievais, existem flores da região par embelezar e soltar a Capela.
A iluminação da Capela é composta de um Lustre de tronco da arvore brasileirinho, com 06 lâmpadas de led, e pendurada na cumeeira por meio de corrente, e a iluminação indireta externa e interna são feitas com tocheiros medievais, em número de 15 que representa os 12 discípulos, mais, Maria, José e Jesus, onde estarão iluminando os que chegam e que entram na Capela.
O Porta água Benta é uma peça italiana, de grande valor, doada por um anônimo, que tinha em sua coleção, e está colocada na Caixa da Porta Principal ao lado direito.
O Ambão (local de orar), tem a silhueta de um S que representa SENHOR, o Altar (mesa da celebração) em tronco e raiz de algaroba representa uma mão estendida, que representa que a quem chegar ali será bem recebido.
A Cadeira do Sacerdote é em tronco de mangueira, bastante robusta, que representa o Trono de Jesus. O Altar é de raiz de mangueira, possivelmente centenária, onde ficarão São José, Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora dos Milagres, e seu formato representa a vida das pessoas, com vários emaranhados, que se coloca nas mãos de Deus.
As portas são de madeiras e todas as dobradiças e fechaduras foram fabricadas a ferro e fogo, especialmente por seu Tuniquinho, famoso ferreiro da Cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.
Os 15 bancos são todos em madeira, alguns de cajueiro, mangueira, feito artesanalmente, e cabem 30 pessoas sentadas.
As telhas são francesas da década de 1950, adquiridas no interior de São Paulo, que representa uma arquitetura mais antiga, com uma inclinação de 75%.
A Capela tem um banheiro, construído com superadobe, e preservando o meio ambiente tem uma ETE – Estação de Tratamento de Esgotos, com sistema de pressurização de água, onde a água servida servirá para o vaso sanitário e as plantas, e a água limpa também é pressurizada, por estarem todos abaixo do terreno, para não roubarem a paisagem.
Porque o nome São José, a Capela seria de Nossa Senhora da Apresentação, mas como está encravada dentro de uma área rural, e todo sertanejo tem a tradição de esperar o Dia de São José (19 de março) para ver se vai ter inverno, nada mais legitimo do que a Capela ser de São José.
As pedras fundamentais foram bentas em 05 de janeiro de 2014, a construção se iniciou no dia 06 de janeiro de 2014, Dia de Reis, e terminou a construção no dia 06 de março de 2014.
E o 1º Milagre de São José foi ter sido feito sua Capela em tão pouco tempo, com tão pouco recurso. Mas tudo foi feito com muita fé."
Texto: Junior Gurgel
Nenhum comentário:
Postar um comentário