quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Estado do Acre terá visão privilegiada da Super Lua neste domingo

Acre


O Acre terá uma visão privilegiada do próximo eclipse lunar total que ocorrerá na noite do próximo domingo, 27, e madrugada de segunda, 28. De acordo com especialistas, no dia 27 a Lua, na fase cheia, estará no perigeu, “a posição de sua órbita mais próxima à Terra, quando será observada maior, uma Super-Lua”. Além disso, neste dia o satélite estará na posição mais próxima à Terra em 2015, o que a torna a Super-Lua de 2015.

A Lua de domingo também representará a Lua de Sangue, pois trata-se do quarto eclipse de uma tetrada lunar, que é uma sequencia de quatro eclipses lunares totais que ocorrem num intervalo de seis meses lunares entre cada um deles. Tudo isso fará com que aconteça um eclipse total de uma Super-Lua de Sangue.

Segundo astrônomos, o melhor horário para observar uma Super-Lua é quando ela está próxima ao horizonte, quando podemos compará-la a objetos próximos e ela nos parece maior.

Na observação da Super-Lua os habitantes do Acre estarão favorecidos, mas o espetáculo será visível em todo o Brasil. É só buscar a Lua do lado leste no começo da noite. Se não for possível observá-la nesse horário, deve-se tentar a madrugada de 28 de setembro quando ela estiver se pondo do lado oeste. Ela ainda terá um diâmetro aparente maior que o habitual, afirmam.

Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados no espaço, com a Terra posicionada entre o Sol e a Lua, e a sombra que a Terra projeta no espaço encobre totalmente a Lua. A totalidade do eclipse deve durar 72 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário