Em função do desabamento da Igreja de São Bartolomeu, na Vila Paraíso, a Arquidiocese de Natal orientou às paróquias sob a sua jurisdição, inclusive no interior, para que realizem uma vistoria técnica e enviem num prazo de 60 dias um relatório circunstanciado sobre a situação dos prédios de cada uma das 95 igrejas.
O vigário geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Soares Nobre, disse que a orientação é para que cada pároco busque meios próprios ou fora do paróquia para realizar o trabalho de vistoria. Ele adiantou que informalmente já tem ouvido de alguns padres, que de uma maneira geral, as igrejas não têm problemas na estrutura física.
Padre Edilson Nobre disse, ainda, que em relação à Paróquia de Santo Antonio de Pádua, a qual está subordinada à igreja de São Bartolomeu, foi realizado um trabalho preventivo na igreja de Santa Clara, com a retirada de um forro para evitar o que ocorresse desabamento do teto como ocorreu com a igreja de São Bartolomeu no dia 6 de julho.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Jeoás Nascimento, também informou que a interdição preventiva feita em julho em dez igrejas da Zona Norte foram levantadas, nos dias 29 e 30 do mesmo mês, depois que a vistoria mostrou que não havia risco de acidentes para os fiéis católicos. “Nós demos um prazo de 90 dias para a Igreja informar sobre algumas providências que foram pedidas”, disse ele.
Já os fiéis católicos que frequentavam a Igreja de São Bartolomeu, estão em campanha e sua reconstrução na Vila Paraíso, cuja festa de padroeiro começa nesta sexta-feira (16). A festa ocorrerá no terreno onde existia o templo católico, comemorativa também dos 30 anos de sua criação.
A campanha pode receber doações em dinheiro através de uma conta poupança, aberta especificamente para este fim, na agência do Banco do Brasil, nº 2878-9; conta poupança nº 9280-0, variação 51.
Ao mesmo tempo, a comunidade e a pastoral da Comunicação estão divulgando a campanha “São Bartolomeu #tamujunto”, através da internet, visando realizar outras formas de ações pela reconstrução da Igreja.
Serviço
Informações pelos telefones
3615-2881 e 8897-1416
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário