Rio Grande do Norte
Agricultores familiares, vindo em caravanas do interior, produtores e monitores de hortas em escolas públicas de Natal participam, durante toda a semana, na Fazenda de Todos, na Festa do Boi 2010, de capacitação sobre o cultivo de hortas orgânicas. A ação é desenvolvida pela Emater-RN e entre outras atividades constam as oficinas sobre agroecologia e aproveitamento integral de alimentos.
Segundo a gestora do Projeto Hortas Orgânicas Comunitárias Urbanas da Emater-RN, pedagoga Nísia Cordeiro, o objetivo desse trabalho é conscientizar as pessoas envolvidas e a população em geral sobre a importância do consumo de alimentos nutritivos e saudáveis preservando o meio ambiente.
Na cozinha alternativa, onde são realizadas as oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos, os agricultores familiares, as merendeiras e monitores de hortas agroecológicas aprendem, com a engenheira agrônoma Neide Alcântara, como preparar cardápios variados utilizando produtos à base legumes, raízes e folhagens e frutas de época e regionais. Entre outros alimentos constam tortas, bolos, doces e sucos,
No espaço reservado ao projeto, na Fazenda de Todos, é intensa a procura de estudantes da Universidade Federal do SemiÁrido (UFERSA), da Escola Agrícola de Jundiaí e de outras pessoas interessadas em conhecer a cadeia produtiva de uma horta orgânica. No local, os extensionistas da Emater-RN orientam e distribuem folhetos com informações sobre todo o processo de cultivo desse tipo de horta.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário