sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Ex presidente FHC enviou grana ao exterior por empresa, diz ex-amante

Brasil

Folha de São Paulo

A jornalista Mirian Dutra Schmidt, 55, com quem Fernando Henrique teve um caso extraconjugal nos anos 1990, afirmou que algumas de suas despesas para criar o filho Tomás foram pagas pelo ex-presidente durante o período em que comandou o país (1995-2002).

Mirian sustenta que FHC fazia pagamentos a ela por meio de uma empresa que tinha interesses comerciais no governo tucano.

A empresa, que não foi citada por ela, foi a Brasif S.A. Exportação e Importação.

As transferências foram feitas, segundo ela, por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, assinado em dezembro de 2002 e válido até dezembro de 2006.

Resposta

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) nega que tenha usado a Brasif S.A. Exportação e Importação para enviar ao exterior recursos para ajudar a jornalista Miriam Dutra.

FHC admite, no entanto, manter contas no exterior, ter mandado dinheiro para Tomás e ter lhe dado um apartamento de 200 mil euros em Barcelona, na Espanha.

O ex-presidente diz que os recursos enviados a Tomás provêm de "rendas legítimas" de seu trabalho, depositadas em contas legais e declaradas ao Imposto de Renda.

FHC diz ter reconhecido Tomás em 2009. O ex-presidente afirma ter feito dois testes de DNA nos Estados Unidos e que ambos deram negativo.

Ele diz que, mesmo assim, manteve a relação com Tomás.

O ex-presidente não comentou a acusação de que teria pagado para que Miriam Dutra fizesse dois abortos antes da gravidez de Tomás.

Ele disse se tratar de "questões de natureza íntima".

Nenhum comentário:

Postar um comentário