O deputado estadual Tomba Farias (PSB) voltou a debater a falta de água no interior do Estado. Durante a sessão dessa quarta-feira, 25, o parlamentar descreveu como a maior estiagem dos últimos 30 ou 40 anos e propôs algumas alternativas para resolver o problema.
“Há 800 postos que foram perfurados na gestão passada e que ainda não foram instalados no atual mandato. Como sabemos, os poços representam uma alternativa para diminuir os impactos da seca, portanto, pedimos ao governo para que analise e viabilize essa questão o mais rápido possível. Não há agricultura ou criação sem água”.
O deputado pessebista comentou ainda sobre a elevação nos preços dos grãos. “Antigamente o saco de milho custava R$ 38, R$ 40, hoje o preço está oscilando entre 50 e 52 reais. Para tentar ajudar o pequeno agricultor, acredito que o governo pode intervir nessa situação, abrindo o estoque da CONAB, aumentando a oferta dos produtos e diminuindo os preços . Será uma medida sábia”.
Prefeituras
Tomba fez um pedido ao ministro da Previdência, o senador Garibaldi Alves, e aos outros poderes competentes que consigam a diminuição dos valores do INSS para as prefeituras afetadas pela seca. Conforme o parlamentar, as prefeituras¸ tentando frear os impactos da seca, estão contratando serviços como carros pipas e outras alternativas caras, portanto que fogem do controle e do orçamento municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário