terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mossoró: maior frota proporcional do país

Mossoró/RN

Mossoró, a maior cidade do interior do Rio Grande do Norte, proporcionalmente, tem a maior frota de motos do Brasil. A cada quatro moradores, um é motociclista. No maior hospital regional do Oeste do Estado, o Tarcísio Maia, a demanda por este tipo de atendimento também tem sido alta, a exemplo do Walfredo Gurgel em Natal. "Ao assumir a direção, em fevereiro do ano passado, estudamos todos os setores do hospital e encontramos dados extremamente preocupantes. 75% dos acidentados de trânsito aqui na cidade têm relação com motocicletas", conta Ney Robson, diretor do hospital mossoroense.

Mossoró e região totalizou, no ano passado, 6.668 acidentes de moto, 68% do total de ocorrências, ante 1.002 acidentes com carros (10% do total). Outros tipos de acidentes registrados no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), 2.142 (22% do total) correspondem a ocorrências com tração animal, capotamento, atropelamentos e com bicicletas.

Para tentar minimizar o problema, o HRTM criou o Fórum Permanente do Trânsito de Mossoró, econvocou instituições como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rotary, Lions, Ministério Público e polícias rodoviárias estadual (CPRE) e federal (PRF), entre outros parceiros, como as autoescolas. "Agimos em duas frentes. A curto prazo, em ações de combate ostensivo às irregularidades de trânsito, com aplicação da lei seca; e num olhar de médio e longo prazo, investindo na educação de trânsito através do Detran e em reuniões com a sociedade civil. Este é um problema de saúde pública grave e que tem que ser enfrentado como tal", classificou Ney Robson.

Fonte: Diário Natal on line 

Nenhum comentário:

Postar um comentário