A primavera começou nesta quinta-feira à 0h09, horário de Brasília, e será marcada pela irregularidade de chuvas, segundo a agência meteorológica Climatempo. A previsão é de chuva mais frequente em outubro e novembro nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com aumento da umidade relativa do ar.
Já no Sul do País, a influência do fenômeno La Niña deve diminuir a quantidade de chuva na região, o que já é observado desde agosto. Neste início de estação, as madrugadas continuam frias no Sul e no Sudeste, o que deve causar nevoeiros no início das manhãs. Com a aproximação do verão e aumento das temperaturas também à noite, o fenômeno vai ficando mais raro.
No Norte, voltam as pancadas de chuva características desta época do ano, principalmente no Tocantins e no Sul do Pará, onde o tempo foi muito seco no inverno. Já no Nordeste, a chuva será irregular principalmente, na faixa leste da região.
De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a chuva deve ser em torno do normal em todas as regiões até novembro, exceto no extremo norte da região Norte, onde choverá acima do normal, e no Sul, onde varia de normal a abaixo do normal no centro-norte.
Em relação às temperaturas, o calor será acima do normal no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e normal no Sudeste e no Sul.
Fonte: Blog do Paulinho Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário