quinta-feira, 14 de julho de 2016

SINDSERRAMONTE participa do Seminário Estadual da BNCC

Serra de São Bento/RN

SINDSERRAMONTE
O Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular acontece nos dias 14 e 15 de julho na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, na capital Potiguar.

Uma oportunidade de debate e construção do futuro currículo de nossas escolas diz Ariadny Moreira, representante do SINDSERRAMONTE.


Ariadny Moreira, chama atenção para esse momento de discussão da BNCC e o atual momento que o País vive, um enfrentamento popular contra o golpe em curso e, em paralelo as discussões da BNCC vem a tão falada escola "livre" bizarramente defendida por Alexandre Frota, o qual o atual ministro da educação o recebeu lhe dando toda a atenção, dentre outros absurdos como descabíveis exonerações. 




Registro da abertura do evento 

“A Base precisa responder a uma pergunta fundamental: se esse documento tem a possibilidade de ser a referência que os estados e os municípios precisam para a elaboração dos seus currículos. Só os estados e os municípios podem responder a essa questão e a Undime e o Consed são fundamentais para construir as melhores formas de se chegar a uma boa resposta”, sintetiza Hilda Micarello sobre a importância da próxima etapa de elaboração da BNCC, os seminários estaduais.

Ariadny Moreira, também representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Serra de São Bento e Monte das Gameleiras – SINDSERRAMONTE, afirma que é importante participar deste seminário para efetivamente contribuir com a construção do currículo que queremos e poder apresentar em nossos municípios os novos rumos da educação.

A Base vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.


Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é uma determinação do Plano Nacional de Educação (PNE), ficará claro quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas. O projeto também propõe que parte do ensino das disciplinas seja variável conforme as demandas regionais de cada parte do país. A Base cobre cerca de 60% do conteúdo do currículo, os outros 40% serão de responsabilidade das redes municipais e estaduais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário