quinta-feira, 26 de maio de 2011

SINTRAF participa do lançamento do programa compra direta 2011

Rio Grande do Norte 

O SINTRAF de Serra de São Bento/RN participou com Prefeitos e agricultores familiares de todas as regiões do Rio Grande do Norte, do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA (Compra Direta Local) versão 2011. O evento aconteceu, no Auditório da Emater-RN, Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal. Nessa fase, o projeto disponibiliza R$ 6,9 milhões promovendo ocupação e renda para os pequenos produtores de 140 municípios do Rio Grande do Norte.

O Compra Direta é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), prefeituras municipais, além de outras instituições, e executado pela Emater-RN. Os recursos financeiros já garantidos pelo MDS com contrapartida do Governo do Estado, são programados para o período de junho de 2011 a abril de 2012.

Segundo a coordenadora de planejamento e execução da Emater-RN, Maria Leonice de Freitas, o objetivo geral do PAA é adquirir alimentos produzidos por agricultores familiares, que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que se destinem ao atendimento das demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas socais no Rio Grande do Norte.

Leonice Freitas ressalta que o Compra Direta é garantia de alimentação para pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar e nutricional, fortalecendo a agricultura familiar, gerando trabalho e renda no meio rural, além de promover o desenvolvimento local com o escoamento da produção para consumo no entorno da região produtora.

Os alimentos naturais e manufaturados, de origem vegetal e animal, são encaminhados aos estabelecimentos de ensino, creches, hospitais e instituições sócio-assistenciais em cada município onde se deu a comercialização, devidamente cadastrados e acompanhados pelos extensionistas rurais da Emater-RN.

Fotos: Erinilson Cunha
Presidente da EMATER Ronaldo Cruz
Presidente da FETRAF RN João Cabral
Técnico da EMATER de Passa e Fica/RN Leandro e o Prefeito Pepeu
Wademe, Leandro técnicos da EMATER, Blogueiro, Deputado estadual Getúlio Rêgo
Presidente do SINTRAF, Betinho Rosado Secretario Estadual de Agricultuta do RN
Prefeito de Angicos/RN, Blogueiro, Prefeito de Afonso Bezerra/RN
Prefeito de Umarizal/RN meu amigo Rogério das lojas Fonsecas
Prefeito de Venha Ver/RN, meu amigo Expedito, Prefeito de Francisco Dantas/RN, Gilson
Prefeito de Ielmo Marinho/RN Germano Patriota e Blogueiro
Presidente do Fumac e a presidente da Associação Cultural de Santo Antônio/RN
Francisco José, Ana Maria, FETARN e Chagas presidente do Sindicato de Currais Novos/RN
Técnico da EMATER Coelho e amigos de Tenente Ananias/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário