"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina“. Esta frase, atribuída à poetisa e contista Cora Coralina, traduz a desafiadora função do Professor, cujo dia é comemorado em 15 de outubro.
Seja o pescador ou gari, seja empresário ou presidente da República, é nas mãos do professor que o conhecimento é transmitido e através dele se constrói o gênio. Nas regras simples do português e da matemática ou nas complexas operações de álgebra, é juntando sílabas e somando e 2 e 2 que aprendemos multiplicar sonhos e traduzir a complicada gramática da vida.
Portanto, neste dia especial, desejamos a todos os mestres, especialmente da Unisul, que continuem transferindo o que sabem e aprendendo o que ensinam com alegria e com a coragem necessária para enfrentar os desafios da profissão.
Parabéns professor!
Origem da comemoração
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I instituiu um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil, que estabelecia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Porém, somente em 1947, 120 anos após o decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada, pois somente 10 dias de férias estavam previstos até então.
Um deles sugeriu que o encontro fosse no dia de 15 de outubro, e a notícia espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
Fonte: http://www.unisulvirtual.com.br/blog/eventos/professor-parabens-pelo-seu-dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário