domingo, 4 de outubro de 2015

Caicó/RN: Bispo Dom Antônio emite nota pedindo fim da greve da UERN ao Governo do RN

Caicó/RN

Dom Antônio Carlos Cruz Santos pede que o governador Robinson Faria tenha “uma atenção às reivindicações apresentadas pelos que fazem a Universidade”.

O Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, reforçou a sequência de apelos da Igreja para que o Governo do Estado tenha mais sensibilidade nas ações pelo fim da greve da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que nesta sexta-feira, 2, completou 132 dias. O Reverendíssimo pede que o governador Robinson Faria tenha “uma atenção às reivindicações apresentadas pelos que fazem a Universidade”.

Essa nova manifestação em defesa da UERN aconteceu por meio de nota, aliando-se aos mesmos pedidos recentes feitos pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas – ex-reitor e figura essencial para o processo de estadualização da UERN – do padre Charles Lamartine, em pleno sermão na Catedral de Santa Luzia, e do bispo Dom Mariano Manzana, também através de nota.

Leia a nota na íntegra:

Nota da Diocese de Caicó em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

As instituições de ensino superior possuem o registro da herança cultural e do saber acumulado historicamente pela humanidade. Não podemos esquecer que as primeiras universidades nasceram à luz da atuação da Igreja. Com relação à cidade de Caicó, essa relação não se deu de modo diferente.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Caicó, teve em sua origem a luta da Diocese, que contribuiu de forma decisiva para a vinda da UERN para o Seridó. Manifestamos, portanto, como Igreja Diocesana de Caicó, o nosso incondicional apoio aos docentes, técnicos e alunos desta Instituição, reconhecendo sua importância para a emancipação do nosso povo e o desenvolvimento do interior do nosso Estado.

Por isso, exortamos aos diversos segmentos da classe política do Rio Grande do Norte e, de um modo especial, ao Excelentíssimo Governador Robinson Mesquita de Faria, uma atenção às reivindicações apresentadas pelos que fazem a Universidade, para que o entendimento possa prevalecer e assim as atividades acadêmicas possam ser retomadas, evitando maiores prejuízos para todo o nosso Estado.

Dom Antônio Carlos Cruz Santos – Bispo Diocesano de Caicó

Fonte: Marcos Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário