O Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó, recebe neste final de semana a 41ª Exposição Agropecuária do Seridó, uma das mais tradicionais do estado. O evento, que terá início na sexta-feira (16) e encerramento no domingo (18), é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), da Ancoc, Anorc e Prefeitura de Caicó. O evento com início às 19h30 terá como inovação, pela primeira vez em cidades do interior do RN, a exposição regional de caprinos da raça Boer.
A expectativa da organização é que o número de animais inscritos e nas exposições seja recorde, visto que quase todos os currais e argolas foram vendidos. Durante a Expocaicó linhas de financiamento rural para aquisição de animais, ração e máquinas agrícolas serão disponibilizadas pelo BNB e Banco do Brasil.
Todos os órgãos vinculados a SAPE participarão da Exposição. A Emater realizará, assim como em anos anteriores, oficinas e mostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta. A Emparn participará do Leilão Seridó Terra do Leite, que acontece no sábado (19 ) a partir das 18h. Em conjunto com criadores convidados, a empresa disponibilizará cerca de 40 lotes de animais de alta genética, entre tourinhos e matrizes das raças Gir, Guzerá, Pardo Suíça, Sindi e mestiços.
O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do RN garantirá a vigilância sanitária do evento e fará a divulgação da campanha de vacinação dos animais contra a febre aftosa, com término em 31 de maio deste ano. Na ocasião também será feita a declaração dos animais vacinados.
A Expocaicó terá ainda stands comerciais, apresentações artísticas, o melhor da culinária do Seridó e desfile e julgamento de animais das raças Guzerá, Pardo Suíça, caprinos e ovinos, acontecendo simultaneamente em pista distintas.
Durante o evento, o Governo do Estado também comemora o reconhecimento internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), da reclassificação do Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa com vacinação, após mais de treze anos.
Fonte: Paulinho Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário