domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cruz Vermelha recebe doação da Associação Serra Viva

Natal/RN
O Presidente da Associação Comunitária Rural Serra Viva, com sede no município de Serra de São Bento em uso de suas atribuições legais fez doação à CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL NO RIO GRANDE DO NORTE na intenção de colaborar com as instalações da nova sede localizada na Av. Prudente de Morais, 74 Petrópolis, Natal. A Associação Serra Viva fica feliz em poder partilhar as conquistas com outras instituições e principalmente com a Cruz Vermelha, uma instituição de significativa importância para o mundo.

Presidente da Serra Viva, Erinilson Cunha e Representante da Cruz Vermelha no RN, Elyane.

História da Cruz Vermelha no Brasil

A História da Cruz Vermelha Brasileira se iniciou no ano de 1907, graças à ação do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, espírito culto e cheio de iniciativa que, inspirando-se naquilo que testemunhara em outros países, sentiu-se animado do desejo de ver, também aqui, fundada e funcionando, uma Sociedade da Cruz Vermelha. 

Junto com outros profissionais da área de saúde e pessoas da sociedade promoveu uma reunião em 17 de outubro daquele ano na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, para lançamento as bases da organização da Cruz Vermelha Brasileira. Em reunião realizada em 5 de dezembro de 1908, foram discutidos e aprovados os Estatutos da Sociedade. Esta data ficou consagrada como a de fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro Presidente o Sanitarista Oswaldo Cruz. 

O registro e o reconhecimento da entidade nos âmbitos nacional e internacional se deu nos anos de 1910 e 1912, sendo que a I Grande Guerra (1914/1918) constitui-se, desde seus primórdios, no fator decisivo para o grande impulso que teria a novel Sociedade.

A Cruz Vermelha Brasileira participou da constituição da Federação de Sociedade de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em 1919, filiando-se a ela.Em nosso país, tornou-se instituição modelar, da forma prevista nas Convenções de Genebra -, como em tempos de paz, levando ajuda a vítimas de catástrofes e desastres naturais (secas, enchentes, terremotos etc.).
Atua com base nos princípios fundamentais da Cruz Vermelha, que são:
- Humanidade
- Imparcialidade
- Neutralidade
- Independência
- Voluntariado
- Unidade
- Universalidade

É reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, bem como única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.

Um comentário:

  1. Desejo tanto que Serra de São Bento seja administrada por pessoas como vc Erinilson. Um home do bem que só traz coisas novas e importantes para o nosso município, fico tão feliz por vc está do lado do nosso prefeito que mudou a história desta cidade.Precisamos mais de pessoas jovens como vc.

    ResponderExcluir