Mossoró/RN
Os números de casos confirmados de dengue têm crescido rapidamente em Mossoró. Na última terça-feira, eram 202 casos e cinco dias depois, ontem, os números já chegam a 216 confirmações, 14 casos a mais, uma média de quase 3 novos casos por dia.
O período é o mais vulnerável para a incidência do mosquito devido o período chuvoso. No entanto, o maior alerta da Vigilância a Saúde é os cuidados com os casos confirmados de dengue hemorrágica.
A vigilância confirmou a incidência de dois casos na cidade. Um deles é o deputado licenciado Betinho Rosado (DEM), atual titular da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE). De acordo com a direção do Hospital Wilson Rosado (HWR), o secretário foi internado na Unidade de Terapia Intensiva desde a última quarta-feira, 2, e o quadro de dengue hemorrágica foi confirmado pelo médico Bernardo Rosado.
“Ele permaneceu na UTI porque a atenção é maior”, explica o médico. Ainda segundo ele, Betinho deu entrada na Unidade bastante desidratado e com baixa nas plaquetas. “Precisávamos cuidar logo para evitar uma hemorragia”, descreve o médico. A previsão do profissional era que a partir de hoje ele deixasse a UTI, mas permanecesse hospitalizado em observação do seu quadro clínico.
Bernardo Rosado chama atenção para os cuidados que a população deve manter para evitar o foco do mosquito da dengue e, mais que isso, a necessidade de hidratação e cuidados médicos quando diagnosticado o quadro hemorrágico da dengue. Já na Vigilância, a diretora Allany Medeiros ressalta que para driblar a ação do mosquito, a solução é usar as medidas simples para evitar o acúmulo de água parada.
Fonte: Jornal tribuna do norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário