A cidade de Nova Cruz tem 35.541 pessoas, de acordo com o CENSO 2010, no qual 17.534 são homens e 18.007 mulheres; 24.427 reside em território urbano e 11.114 na zona rural.
Os censos populacionais produzem informações que permitem conhecer a distribuição territorial e as principais características das pessoas e dos domicílios, acompanhar sua evolução ao longo do tempo, e planejar adequadamente o uso sustentável dos recursos, sendo imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. Constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos - distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanos - cujas realidades socioeconômicas dependem dos resultados censitários para serem conhecidas.
A execução de um levantamento dessa natureza representa o desafio mais importante para um instituto de estatística, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil, com 8 514 876,60 km2 distribuídos em território heterogêneo, muitas vezes de difícil acesso, composto por 27 Unidades da Federação e 5 565 municípios, abrangendo, aproximadamente, 67,2 milhões de domicílios.
Objetivando alcançar os melhores níveis de qualidade na realização do Censo Demográfico 2010, aperfeiçoamentos foram introduzidos em relação à edição anterior do levantamento, realizado em 2000, dentre os quais se destacam, especialmente, a atualização da base territorial e a adoção, para a coleta, do computador de mão (Personal Digital Assistant – PDA) equipado com GPS. A nova base territorial, agora em modo digital, integra as bases urbana e rural e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, o qual foi elaborado a partir dos registros de unidades anteriormente recenseadas e atualizado por fontes cadastrais diversas, conformando, assim, um valioso conjunto de informações para o planejamento de futuras pesquisas do IBGE.
A substituição do questionário em papel pelo modelo eletrônico desenvolvido em PDA permitiu a introdução de rotinas de críticas, no exato momento do preenchimento, contribuindo, desta forma, para maior garantia de qualidade na coleta dos dados e, por conseguinte, para a agilização dos procedimentos de apuração dos resultados.
Fonte: Jornal Gazeta do Agreste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário