sábado, 18 de setembro de 2010

Ordenado bispo, Dom Magnus vai celebrar missa em Assu

Rio Grande do Norte

Foto: Aldair Dantas
Dom Magnus Henrique Lopes é ordenado bispo e será responsável por 17 paróquias

Já ordenado primeiro bispo da recém-criada Arquidiocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes, que é membro da Ordem dos Frades Capuchinhos, celebra três missas no decorrer desses quatro dias. A primeira ocorre às 19 horas de hoje, em sua terra natal: Assu, na Igreja Matriz de São João Batista.

Dom Magnus Lopes ainda celebrará uma missa às 19 horas de amanhã no Convento Santo Antônio, ao lado da Igreja do Galo, na Cidade Alta, em Natal. A última celebração vai ocorrer às 19 horas da próxima terça-feira, dia 21, na Igreja de Itajá, também no Vale do Açu.

A posse como bispo diocesano de Salgueiro, a 518 quilômetros de Recife, no Sertão Pernambucano, está marcada para as 16 horas do dia 12 de outubro, data especialmente escolhida por ele por se tratar do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

O núncio apostólico do Vaticano no Brasil, o italiano Dom Lorenzo Baldisseri vai prestigiar a posse de Dom Magnus Lopes, além dos bispos das Dioceses de Petrolina e Floresta, das quais foram desmembrados municípios de abrangência da nova diocese.

Dom Magnus Lopes será responsável por 17 paróquias da Igreja Católica, 14 padres e 28 seminaristas. Ao todo são 14 municípios e uma população de 439 mil habitantes e uma área de 17,9 mil quilômetros quadrados.
Os municípios de abrangência da Diocese, além da sede Salgueiro, são os seguintes: Araripina, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.

O processo de criação da Diocese de Salgueiro foi iniciado há 17 anos, a sua criação pelo papa Bento XVI ocorreu em 16 de junho deste ano, quando também foi anunciada indicação de Dom Magnus Henrique Lopes para assumir o cargo.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário