domingo, 16 de outubro de 2011

Serra de São Bento vivencia ato de fé e de história

Serra de São Bento/RN

Em procissão, saindo da igreja Matriz pela Rua Afonso Belmont em direção ao Alto da União para retirada da cruz.
Fotos: Erinilson Cunha

Povo de Deus subindo o alto da União.


Retirada da Cruz posta neste local precisamente em agosto de 1963.
Prefeito Francisco Erasmo e Vereador José Bento idealizador
do projeto do santuario de São Bento para este local

Descida do Alto da União com a cruz carregada pelos fieis.
   Prefeito Municipal, Francisco Erasmo de Morais (ao centro)

Em procissão pelas ruas da cidade até a igreja matriz.

Chegada a Igreja matriz.
Padre Mario Gomes de França
Padre Mario  e Emanuel Faustino

A cruz já no salão paroquial onde ficará para restauração.

"Ou cruz simbólica, ainda em outrora foi cravada na praça da cidade pra apaziguar a mocidade Que violenta era, mas, já nos anos sessenta já em outra missão uma outra cruz encaminhada foi em procissão para o alto da união. Já em novo século a historia se faz olhando para traz o Padre Mário empolga a população e vão até o alto da união trazer a cruz para a restauração" (Ariadny Moreira).

E assim, o blog contribui para o registro de  parte desta história iniciada em 1850 quando  Frei Serafim de Catânia “na penúltima noite das missões neste município, mandou que fossem colocadas num grande fosso cavado na frente da igreja, todas as armas que já tivessem servido para matar ou ferir alguém. No lugar, o frade ergueu uma cruz, que ficou sendo o cruzeiro da cidade, no centro da praça da igreja matriz.” (da obra, Nova Cruz: Mito e História - Pe. Normando Pignataro).

Em 1963 o então Frei Ricardo, leva este cruzeiro para o então Alto da União. Hoje, 16 de outubro de 2011, 48 anos depois, o então Pároco de São Bento, Padre Mario Gomes de França junta-se a Secretaria Municipal de Turismo mobilizam a sociedade para juntos participarem deste momento único para os atuais munícipes, e retiram a cruz para restauração.
Frei Serafim de Catânia e Frei Damião missionários capuchinhos que fazem parte da História de Serra de São Bento e Nordeste Brasileiro.Clique Aqui e saiba mais.

4 comentários:

  1. rsrsrs chico de Erasmo segurando a cruz? nossa é milagre ou estar pagando promessa? não, já sei é consciência pesada mesmo! é prefeito! estar acabando a vaquinha rsrsrs, estar indo pra o brejo kkk... não adianta carregar a cruz, vc tem é que desembolçar o dinheiro da população.

    ResponderExcluir
  2. ei bloguero de quinta! por que vc não posta a verdade? vc estar usufruindo do leite da vaquinha de chico de Erasmo também? kkk

    ResponderExcluir
  3. É Manoel vamos tirar chico de Erasmo do poder! vc é a mudança de Serra! estar deixando o homem sem sono hein! estar caindo até os cabelos! acreditam? olha a careca dele kkk

    ResponderExcluir
  4. ei Batista segura a cruz e pede ajuda, só Deus pode te ajudar cara a coisa é preta.

    ResponderExcluir