segunda-feira, 29 de outubro de 2018

UTILIDADE PUBLICA: Segunda etapa da vacinação contra febre AFTOSA começa nesta quarta (1º)

Serra de São Bento/RN

A segunda etapa de vacinação do rebanho contra a Febre Aftosa começar dia 1º de novembro no RN. Os produtores rurais terão até 30 de novembro para vacinar bovinos e bubalinos. A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio deste ano.

A vacinação é obrigatória e é a forma mais eficiente de se proteger os animais contra a doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa.

Para comprar a vacina, o produtor deve estar cadastrado nas lojas de revenda de produtos veterinários.

Lembrando que após a vacinação dos animais, o produtor tem até o dia 15 de dezembro para realizar a declaração da vacina em um dos escritórios locais do IDIARN, ou nos escritórios da EMATER/RN ou na Secretaria da Agricultura de seu município. É preciso levar apenas a nota fiscal da vacina e informar a faixa etária dos animais vacinados.


O que é a febre aftosa?

Como explica o manual de perguntas frequentes do Ministério da Agricultura, a febre aftosa é uma infecção viral que causa febre e vesículas (aftas), geralmente na boca e nos pés de animais como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. O vírus se espalha rapidamente pelo gado, caso os produtores não tomem medidas de controle e erradicação assim que detectarem o problema. 

Além do bem-estar animal, "o principal efeito da febre aftosa é comercial. A doença afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais susceptíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa". Segundo o ministério, as consequências econômicas e sociais desse impedimento comercial têm reflexos negativos em toda a economia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário