domingo, 15 de abril de 2018

Pesquisa DATAFOLHA tenta tirar Lula de pesquisa, mas tem de aceitar preferência popular

Brasil

Com 31% das intenções, Lula não aparece em seis cenários estudados, mas tem o dobro dos candidatos que assumiriam liderança se ele é artificialmente retirado.


Mesmo com prisão política de Lula, o ex-presidente segue na liderança das pesquisas de intenção de votos. Segundo levantamento Datafolha divulgado neste domingo (15), traz Lula segue imbatível com 31% da preferência dos eleitores e eleitoras.

Para o PT, a definição de candidatura para as eleições de outubro de 2018 está clara: Lula será o nosso candidato aconteça o que acontecer. Por isso os acampamentos das vigílias estão em campanha por Lula livre e nas urnas. Ainda assim, dos nove cenários estudados, o instituto de pesquisas realizou seis deles sem o ex-presidente.

A manobra para tentar criar um imaginário em que Lula não esteja no pleito esbarra numa questão fundamental: a preferência popular.

Lula aparece com 30% e 31% das Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) aparecem empatados com, respectivamente 17% e 15% a 16%. Ou seja: Lula tem o dobro das intenções de voto dos candidatos que, empatados, liderariam o pleito se ele é retirado artificialmente da disputa.

Ciro Gomes (PDT) alcança 9% em todos os cenários sem Lula, empatado com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), que oscila entre 7% e 8%. Manuela D’Ávila (PCdoB) aparece com até 2% e, Guilherme Boulos(PSOL), 1%.

Nos cenários para o segundo turno, Lula segue imbatível, com de 46% a 48% das intenções de voto.

A pesquisa, realizada entre quarta (11) e sexta (13), entrevistou 4.194 pessoas em 227 municípios, e não permite a comparação entre levantamentos por conta da diferença de cenários avaliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário