Com investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, o Tribunal de Justiça inaugura na terça-feira, 25, às 16h, o novo Fórum de Nova Cruz, em solenidade com a presença do presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos. A obra integra um conjunto de construções da atual administração do Judiciário potiguar, entregues, iniciadas ou a iniciar, que soma R$ 110 milhões, incluindo a nova sede do TJ. O prédio está situado à rua Padre Pignataro Normando Delgado, s/n, bairro Frei Damião (em frente ao INSS ou por trás do Caic), em uma área de 6.568 m2 e espaço construído de 2.214 m², com projeto arquitetônico, orçamento e fiscalização a cargo do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Tribunal.
“Nosso compromisso é melhorar as condições físicas de prédios da Justiça no interior e ficamos felizes em ver a obra do Fórum de Nova Cruz, com instalações modernas, como merece o cidadão, os magistrados e os servidores, que nela prestarão serviços à sociedade”, enfatiza o presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos.
A estrutura da edificação contará com: um núcleo composto de uma sala de espera, uma sala para Serviço Social e uma sala para Psicologia. A OAB e a Defensoria Pública terão uma sala cada. Os jurisdicionados terão à sua disposição uma Reprografia, Protocolo, duas salas para Conciliação e uma de Ajuizamento. Atualmente, a cidade tem três unidades judiciais: uma cível, outra criminal e um juizado. O novo prédio tem capacidade para abrigar até seis unidades.
A nova Casa da Justiça Nova Cruz segue o padrão de arquitetura e estrutura adotado para os demais fóruns que o Tribunal de Justiça Potiguar vem entregando pelo interior do Estado. Em Nova Cruz, o novo equipamento terá seis módulos para funcionamento de varas compostos de: Secretaria, Sala de Audiência, Sala do Chefe de Secretaria, Sala do Assistente do Juiz e Gabinete do Juiz com recepção. Haverá uma sala específica para conciliação.
A Direção do Foro e os Oficiais de justiça também terão salas privativas. Os banheiros públicos são acessíveis aos portadores de necessidades especiais, além dos dois banheiros para funcionários, que passarão a ter uma sala para Almoxarifado e um Depósito Judicial e/ou arquivo. Os presos que forem julgados terão uma Cela para ficarem custodiados.
Fazem parte também do novo equipamento: uma Sala de Informática/CPD; uma Copa; Agência dos Correios; Estacionamento privativo para 25 automóveis, sendo duas para cadeirantes e duas para idosos, oito vagas primadas para juiz e servidores, sendo cinco cobertas
Para a realização de sessões de julgamentos, haverá um Auditório/Salão do Júri com capacidade para 166 pessoas, além de duas salas para testemunhas e sala secreta com banheiros e salão de espera para audiências. O prédio contará ainda com uma subestação abrigada equipada com grupo motor-gerador e uma Guarita para controle de entrada e saída de veículos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário