sexta-feira, 18 de abril de 2014

Natal/RN: Notas da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva

Natal/RN


A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva vai realizar na próxima quarta, 23/04, a XI Jornada de Oncohematologia. O evento acontecerá das 8h30m às 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL Natal, visando atrair não só o público da área de saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, Equipes de Saúde da Família, acadêmicos, mas todos os interessados na temática do câncer infantojuvenil.

Rilder Campos, presidente da Casa, destaca a importância da ação. “Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado em uma criança, maiores serão suas chances de cura, com um mínimo de sequelas após o tratamento. Nessa luta pela vida, todos somos parceiros e precisamos estar atentos, pois ainda há muito a ser feito.” ressalta.

Câncer ou neoplasia, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (malígno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

O câncer na infância possui causas diferentes do câncer do adulto, ou seja, enquanto nos adultos os fatores externos como tabagismo, tipo de alimentação, tipo de trabalho, entre outros, podem causar câncer, na criança, o fator genético (alteração genética que a criança possui em seu DNA), atua como o principal determinante desta patologia, junto com os fatores ambientais e os neonatais. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia.

Na programação da Jornada consta a participação da Dr. Pablo Moura Lima - Ortopedista e Traumatologista do Hospital Oswaldo Cruz - Recife/PE, que abordará o tema: ‘Tumor Ósseo - uma urgência na qualidade de Vida’; Dra. Cassandra Valle - Oncopediatra da Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, tratando sobre a ‘Campanha do Diagnóstico do Osteossarcoma’; bem como, Cinthia Moreno - Fisioterapeuta da Casa Durval Paiva que falará sobre ‘A importância da fisioterapia para pacientes com Osteossarcoma’ e ainda Dra. Edvis Santos Soares Serafim - hematologista do Hemonorte/RN que vai expor o tema: ‘Anemia Falciforme: sintomas, tratamentos, causas e traços falciforme’. Encerrando a programação, o administrador e diretor da Ong Canto Cidadão de São Paulo/SP Roberto Ravagnani discutirá sobre ‘O papel da Comunicação na Humanização da Atenção à Saúde’.

As inscrições para a XI Jornada podem ser feitas pela internet através do link http://ow.ly/vE6bn ou pelo telefone: 4006-1600, mediante doação de 1 lata de leite em pó, a ser entregue no dia do evento.

PROGRAMAÇÃO

08:30 Credenciamento

09:00 Apresentação da Casa Durval Paiva - Diretor Presidente Rilder Campos

09:50 Campanha do Diagnóstico do Osteossarcoma - Dra. Cassandra Valle - Oncopediatra da Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer

10:40 Coffee-break

11:00 Tumor Ósseo – Uma Urgência na Qualidade de Vida - Dr. Pablo Moura - Ortopedista e Traumatologista do Hospital Oswaldo Cruz - Recife/PE

12:00 Intervalo para Almoço

14:00 A Importância da Fisioterapia para Pacientes com Osteossarcoma - Cinthia Moreno – Fisioterapeuta da Casa

14:50 Anemia Falciforme: Sintomas, Tratamentos, Causas e Traços Falciforme - Dra. Edvis – hematologista do Hemonorte/RN

15:40 Coffee-break

16:00 O Papel da Comunicação na Humanização da Atenção à Saúde - Roberto Ravagnani – administrador e diretor da Ong Canto Cidadão de São Paulo/SP Palestrante de temas ligados ao equilíbrio social e desenvolvimento pessoal

17:00 Encerramento

Fonte: Sandra Cerqueira Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário