domingo, 22 de dezembro de 2013

Natal/RN: Os mexicanos querem vir de navio, mas a ponte Newton Navarro atrapalha

Natal/RN

Destaque Tribuna do Norte

Faltando seis meses para o início da Copa do Mundo 2014, o setor de hotelaria na capital potiguar já sente os efeitos do campeonato. Desde o sorteio das chaves da competição, os hotéis contabilizam inúmeros contatos e solicitações de reservas. Dos 37 hotéis credenciados e recomendados pela Fifa, dez já estão lotados no período de junho a julho. Os demais apresentam pouca disponibilidade de vagas para o mesmo período. 

Turistas que buscam navios como alternativa para hospedagem terão, no entanto, um desafio pela frente. A governadora Rosalba Ciarlini confirmou, durante discurso no Seminário Motores do Desenvolvimento, que um navio do México, com três mil torcedores, aportará na capital do Estado em junho. Apesar do anúncio, a viagem não está confirmada. Há um entrave na questão. O navio que transportará os torcedores tem 66,8 metros de altura, quase 12 a mais que o vão da Ponte Newton Navarro.


A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o porto de Natal, confirmou que os agentes aduaneiros do México entraram em contato para analisar a possibilidade de um navio desembarcar no Porto, no período dos jogos da Copa. Foi o primeiro contato com a Codern nesse sentido. Uma visita técnica também já foi realizada. Durante o encontro, o empecilho para a confirmação da viagem foi detectado.

O navio responsável pela viagem é o Divina, da companhia italiana MSC. De porte imponente, a embarcação possui mais de 139 mil toneladas, capacidade para 3.502 passageiros e tripulação de 1.370 pessoas. Completa a arquitetura do navio uma altura de 66,8 metros. A imponência do gigante é uma desvantagem para o Porto de Natal. O problema é que, com essa estrutura, o navio não consegue passar embaixo da ponte.

Para resolver a questão, uma solução já foi apontada. Segundo uma fonte ouvida pela TRIBUNA DO NORTE, o navio Divina será atracado em um determinado ponto – nas proximidades do Forte dos Reis Magos – e 25 embarcações fariam o translado dos passageiros/torcedores até o desembarque no terminal de passageiros. A logística não está confirmada. A seleção mexicana joga em Natal no dia 13 de junho contra a seleção de Camarões.

O mesmo tipo de mecanismo é usado, por exemplo, em Fernando de Noronha (PE). O arquipélago não possui porto. Os navios ancoram nas proximidades da ilha e, a cada vinte minutos, uma embarcação de menor porte leva os passageiros para terra.

O mesmo navio deverá fazer o roteiro das cidades que sediarão os jogos da seleção mexicana. O diretor presidente da Codern acredita que italianos e americanos também devem vir para Natal. “Eles vêm com muita frequência para cá, então devem entrar em contato conosco para estar na cidade durante os jogos”, esclareceu Terceiro de Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário