O Governo do Estado emitiu nota oficial sobre as providências que estão sendo adotadas para conter os efeitos da seca no interior.
Eis a nota na íntegra:
O Governo do Rio Grande do Norte esclarece que está empreendendo esforços não só em ações emergenciais, mas em ações estruturantes de convivência com a seca no Estado. Hoje, dia 19, a governadora Rosalba Ciarlini esteve inclusive na cidade de Luiz Gomes, que historicamente sofria com a seca, para acompanhar a regularização do sistema de abastecimento de água desta cidade que sofria com as consequências da seca.
Quanto ao novo decreto publicado hoje (19), no Diário Oficial do Estado, foi uma renovação para inclusão de seis novos municípios em situação de emergência e para atender a assessoria jurídica da Secretaria de Justiça e Cidadania do RN que recomendou a publicação de um novo decreto para renovação dos contratos de caminhões de distribuição de água. Os documentos ainda necessitam do reconhecimento do governo federal para que os 150 municípios potiguares em estado de anormalidade sejam contemplados.
Um novo protocolo de intenções também precisa ser assinado pelos prefeitos que devem apresentar um cronograma de distribuição de água e receber a ordem de serviço para o início da operação Pipa. “Há toda uma vontade do Governo em agilizar os benefícios, mas não é algo unilateral, dependemos da tramitação legal, da contrapartida dos prefeitos e da aprovação do Governo Federal para que tudo possa funcionar como a gravidade da situação exige”, declarou a governadora Rosalba Ciarlini.
Desde maio de 2012, quando foram apontados os indícios de seca, o Governo agilizou a criação do Comitê de Combate às consequências Seca, que se reúne durante todas as segundas-feiras para que haja um acompanhamento sistemático da situação do Estado. Segundo o Cel. Acioly, coordenador estadual da Defesa Civil do RN, vários esforços estão sendo realizados para otimização dos recursos e atendimento das famílias atingidas pela estiagem. A previsão é que a Operação Pipa seja reiniciada no início de outubro, mas para que o novo contrato seja estabelecido é também necessário que os prefeitos de todas as cidades a serem beneficiadas apresentem toda a documentação exigida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e estabelecida pelo protocolo de intenções.
Entre outras ações, o Governo está trabalhando na Adutora do Alto Oeste – que já está com 90% da sua obra concluída e será inaugurada até dezembro. Também está sendo ampliado o sistema adutor de Patu, além da construção das Adutoras Santa Cruz/Mossoró (que vai beneficiar 22 comunidades rurais na cidade de Apodi) e Umari/Campo Grande.
A licitação para a construção do sistema de abastecimento de Caraúbas está sendo trabalhada e já está com a ordem de serviço para a construção da barragem Poço de Vara em São Miguel do Oeste. Além disso, 3.200 cisternas foram construídas no Estado e está sendo concluída a Adutora de Engate Rápido entre Itaú e Pau dos Ferros (que avança num ritmo de três quilômetros por dia), evitando o colapso eminente de água que se anuncia para o município.
Fonte: Panorama politico
Nenhum comentário:
Postar um comentário