domingo, 23 de junho de 2013

Brasil: Comissão de Assuntos Sociais aprova 13º salário isento de Imposto de Renda

Brasil

Destaque da Agência Senado:

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) aprovou projeto de lei que isenta o 13º salário do Imposto de Renda das Pessoas Físicas. A proposta é de autoria do senador Lobão Filho (PMDB-MA) e agora segue para a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), da qual receberá decisão terminativa.

Na apresentação do projeto de lei do Senado 266/2012, o senador Lobão Filho argumentou que há distorções na lei que trata do Imposto de Renda (Lei 7.713/1988). Ele explicou que a incidência do tributo é feita na fonte com aplicação das mesmas alíquotas da tabela progressiva, o que não permite que o décimo terceiro salário receba os mesmos abatimentos e deduções e, assim, a cobrança acontece com o uso de alíquotas mais altas.

Para o autor, o 13º salário é importante tanto para o trabalhador como para a economia. Em sua justificação, Lobão Filho observou que esse recurso do trabalhador dinamiza a economia, atua com significativa função social, bem como contribui para a redistribuição de renda.

Esse adicional, ressaltou o relator da matéria, senador Jayme Campos (DEM-MT), movimenta as compras de final de ano, em especial no período natalino, inserindo os trabalhadores no mercado de consumo. Além disso, observou, o 13º salário contribui para a formação de poupança que socorre os cidadãos em momentos de endividamento ou de excesso de despesas, como as de educação em início de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário