O Ministério da Saúde prorrogou a 15ª Campanha de Vacinação contra Gripe por mais duas semanas, até o dia 10 de maio. A ampliação do prazo, que terminava na última sexta-feira (26), visa possibilitar que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.
Com o slogan “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha tem como meta imunizar 32 milhões de pessoas, ou seja, 80% do público-alvo, que é formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presidiários, profissionais de saúde e doentes crônicos.
A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado. São eles: A (H1N1)—conhecido popularmente como gripe suína—, A (H3N2) e B.
O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe em determinados segmentos da população. Vale destacar que a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), e é respaldada em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
A vacina é gratuita e segura. As únicas contraindicações são para quem tem alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade.
Fonte: Blog os amigos da onça
Nenhum comentário:
Postar um comentário