Durante a reunião com a presidente Dilma Rousseff, ontem, em Fortaleza, a principal preocupação da governadora Rosalba Ciarlini foi pedir agilidade do Governo Federal na liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento voltado para obras que combaterão os efeitos da seca. O Rio Grande do Norte tem R$ 250 milhões aprovados em projetos do chamado PAC da Seca. No entanto, nenhum recurso ainda foi liberado. O que mais nós pedimos foi agilidade na liberação dos recursos. Estamos com R$ 250 milhões já aprovados em projetos, mas há outras ações que podemos sugerir , disse Rosalba Ciarlini.
A proposta apresentada por ela no encontro dos chefes do Executivo estaduais da região foi o Governo Federal transferir 30% dos recursos do PAC da Seca, já em caráter imediato, e outros 30%, após a primeira prestação de contas e outros 40% para finalizar. Precisamos de agilidade, desburocratizar, simplificar a licitação, ressaltou a governadora potiguar, detalhando que a reivindicação foi comum a todos os outros administradores.
No encontro com a presidente Dilma, a governadora também pediu para ser estendida a chamada tarifa verde, que é a redução na cobrança da energia elétrica para irrigação. A proposta da governadora é estender o incentivo por mais seis horas. Rosalba também pediu a desoneração do PIS/Confis para as empresas públicas de água, além da abertura de uma linha de crédito para as companhias.
Estamos em situação de emergência, é necessário agilidade em todas as ações, destacou a governadora. A presidente Dilma Rousseff prometeu aumentar a oferta de carros pipas, cedidos pelo Exército, em 30%. No entanto, ainda não foi definido quando ocorrerá e de que forma será a ampliação.
Fonte: Panorama politico
Nenhum comentário:
Postar um comentário