sábado, 23 de fevereiro de 2013

Serra de São Bento é contemplado com mais um ônibus escolar do programa Caminho da Escola

Serra de São Bento/RN

Credito da foto: Marcone Medeiros
Serra de São Bento recebeu na ultima quinta feira (21) mais um ônibus escolar, do programa do governo federal, Caminho da Escola. Com este, o município já possui dois ônibus do projeto. O primeiro chegou em 2011 por emenda parlamentar da deputada federal, Fátima Bezerra (PT).

O investimento do Governo Estadual na compra dos novos 146 ônibus foi de R$ 28 milhões, por meio de emenda parlamentar do senador José Agripino (DEM). No total, 126 municípios do Estado estão sendo beneficiados nesta segunda entrega. Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares entre os municípios.

De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. 

Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social. Exerça-o. 



O que é?

Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário