A Caern ultrapassou a meta exigida pela Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), que previa a instalação e substituição de 15 mil hidrômetros na capital e colocou 15.405 aparelhos, quantidade que corresponde a um investimento superior a R$ 3,8 milhões no período de maio 2011 a março de 2012.
Além da meta, neste ano a empresa acrescentou mais 30 mil aparelhos instalados e substituídos em Natal, alcançando o índice de 91% dos imóveis medidos na capital. No Rio Grande do Norte, incluindo a maior cidade do Estado, de janeiro a novembro, a empresa instalou 96 mil medidores em todas as regiões, especialmente nas cidades abastecidas pela adutora Monsenhor Expedito. O objetivo dos hidrômetros é controlar o desperdício de água e tornar cada vez mais precisa a cobrança da tarifa pelo consumo do líquido, além contribuir para que a água seja um bem acessível a todos.
O índice de medição no Rio Grande do Norte hoje é 71,18% e para 2013, a Caern pretende ampliar este índice para 80% dos imóveis nas diversas cidades do Estado. Para isso será realizado este ano, processo licitatório a fim de adquirir 208.104 hidrômetros e contratar empresa especializada para instalação desses equipamentos. A Companhia quer investir na substituição de aparelhos antigos, com mais de 10 anos de uso, priorizando as cidades de maior porte como Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Caicó e Natal.
Fonte: Marcos Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário