quinta-feira, 10 de março de 2011

Povo de Deus celebra a Quarta-feira de Cinzas

Serra de São Bento/RN

Fotos: Erinilson Cunha

A quarta-feira após o carnaval marca o início do período de 40 dias de preparação dos católicos para a Páscoa. Durante esse tempo, os católicos devem se manter em clima de reflexão e jejum, preparando o espírito para a celebração da páscoa. Ontem, as 19:00 h na igreja matriz de São bento padre Mário Gomes abriu o período da Quaresma com a celebração da Missa das Cinzas, como um símbolo para a reflexão e penitência.

O início da Quaresma também será marcado hoje pelo lançamento em Natal, a nível regional, da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, este ano, tem como tema "A Fraternidade e a vida no planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto".

De acordo com o papa Bento XVI, a quarta-feira de cinzas é a porta de entrada da páscoa, quando os fiéis recebem cinzas na cabeça como um símbolo para a reflexão e penitência. Segundo o pároco da Àrea pastoral de São Bento, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, padre Mário Gomes de França, a cerimônia de cinzas é um ritual católico que dá uma nova oportunidade aos cristãos para fazer a redenção no período de 40 dias. Na missa, os fiéis recebem a marca de cinza na testa, que normalmente deixa ficar até o pôr do sol. Nesse período, é comum se fazer penitências como a via sacra, caminhadas, jejum, sacramento da confissão e a realização da Campanha da Fraternidade.

A Quaresma perdura até a quarta-feira que antecede a quinta-feira da Semana Santa, que é o início do chamado "tríduo pascal", ou seja, três dias de preparação espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário