segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Entomologista jardinense se destaca na área de neurobiologia em universidades da Alemanha e Estados Unidos

Estados Unidos

Eugênio em momentos de lazer durante passagem pela Inglaterra

Uma matéria que faço questão de publicar, pois ela nos retrata a simplicidade, o amor ao próximo, e falar do amigo Eugenio me faz recordar nosso tempo de infância, como as peladas no campo caveirão, os jogos no sitio bananeiro, enfim é uma volta no tempo que fazemos a pacata cidade de Jardim do Seridó/RN, desejo ao amigo sucesso em sua vida, pois como dizem os historiadores há de ter sempre um jardinense fazendo historia por esse mundo de meu Deus.

Das pequenas ruas e vielas do bairro da Bandeira Branca, em Jardim do Seridó para os concorridos corredores da famosa "Michigan State University", nos Estados Unidos. Esta é a trajetória do engenheiro agrônomo e neurobiólogo Eugênio Oliveira, 31 anos de idade, quase 17 deles vividos no município seridoense, e que já fez de tudo um pouco, desde carregar feiras no mercado, vender dindins nos jogos do extinto Caveirão, até "passar jogo de bicho".

Em conversa com o Blog do nosso conterrâneo Marcos Dantas na noite deste sábado (04), Eugênio lembrou com emoção que em 1995 decidiu dar um novo rumo a sua vida. Depois de ter feito sua alfabetização no Projeto Casulo, o primário na Escola Rural e o ginasial no CEFE, Eugênio de Teca, como era conhecido à época, começou o primeiro ano de técnico em agropecuária, na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba (RN).

"Se não fosse Dona Quequé de Joaquim Patrício eu não teria ido para a Escola de Jundiaí e talvez não tivesse vivenciado metade do que tenho até hoje. Ela teve uma importância grande na minha vida. Foi dela a idéia de tentar o curso de técnico em agropecuária em Macaíba. Ela também foi quem convenceu minha mãe a aceitar a idéia de eu "atrasar" um ano, caso passasse no exame de seleção. Ela que me mostrou o caminho da educação. Meus irmãos também me ajudaram bastante, principalmente me deixando trabalhar menos e estudando mais", disse Eugênio em tom de agradecimento. Em 1998 se mudou para Minas Gerais, após ter passado no curso de agronomia na Universidade Federal de Viçosa, onde concluiu o seu mestrado em Entomologia. Já seu doutorado foi concluído na University of Cologne, em Cologne na Alemanha. Eugênio não sabe informar, mas acredita ser o único potiguar a freqüentar a Michigan State University, onde se dedica a pesquisas na área de neurobiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário