terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aprovação do governo Lula fica em 86% no RN

Rio Grande do Norte

Após alcançar um recorde de 90% na última pesquisa, a aprovação do governo Lula pelos norte-riograndenses caiu quatro pontos percentuais e é agora de 86%, segundo os dados do Ibope/Sinduscon, divulgados ontem. Aqueles que consideram a atual administração federal ótima são 51% (eram 54% no dia 19) e os que responderam “boa” 35%, redução de um ponto percentual em relação à rodada anterior. O percentual dos que desaprovam se manteve estável, com 1% de “ruim” e 1% de “péssima”. Um total de 11% consideram “regular”, contra 8% há duas semanas.


A administração estadual tem aprovação de 35% (7% ótima e 28% boa) dos participantes da pesquisa, enquanto é de 17% a desaprovação (7% ruim e 10% péssima). Os números variaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, que apontava uma avaliação positiva de 37% dos potiguares e negativa de 16%. Os que responderam “regular” diminuíram de 38% para 34%. Já a “maneira como o governador Iberê Ferreira vem administrando o estado” é aprovada por 49% dos entrevistados, índice inferior aos 52% da pesquisa anterior. Os que desaprovam passaram de 25% para 29% nos 11 dias que separam os dois levantamentos.

Em relação à administração estadual, a maior aprovação está entre aqueles com mais de 50 anos de idade (40% de respostas “boa” ou “ótima”), na região Agreste (47%) e nas famílias com renda superior a cinco salários mínimos (42%). As respostas negativas (“ruim” e “péssima”) apareceram com mais destaque entre os entrevistados da região Leste (20%), do sexo masculino (21%) e jovens de 25 a 29 anos (22%).

A maior aprovação da forma de governar de Iberê Ferreira é registrada na região Agreste (65%), entre os homens (52%) e os maiores de 50 anos (54%). Já a desaprovação é mais visível entre os jovens de 25 a 29 anos (39%), aqueles com ensino superior (35%) e na região Leste do estado (37%). Um total de 8% dos eleitores do governador não aprovam a forma como ele administra e, dos eleitores de Rosalba Ciarlini, 35% aprovam a maneira de governar do representante do PSB.

A administração Lula é melhor avaliada pelos que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental (92% de “ótima” e boa”) e nas regiões Agreste (94%), Central (92%) e Oeste (91%). O desempenho mais baixo anotado está entre aqueles com diploma de nível superior (76%), com renda familiar acima de cinco salários mínimos (também 76%) e os moradores de Natal (73%). Porém as avaliações negativas não ultrapassam os 4% em nenhum dos segmentos pesquisados. Entre os eleitores de Iberê Ferreira, 90% aprovam a administração federal, enquanto para os de Rosalba Ciarlini este número é de 88%.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário