sábado, 17 de março de 2018

Governo do RN prorroga pela 10ª vez emergência em 153 municípios devido à seca e Serra de São Bento aparece na lista

Rio Grande do Norte

Governo do Estado publicou no Diário Oficial deste sábado (17) o decreto, que vale por mais 180 dias.

Governo renova pela 10ª vez situação de emergência pela seca em 153 municípios do RN.

Foto: Anderson Barbosa Portal G1

O governador Robinson Faria (PSD) publicou decreto nesta quinta-feira (24) prorrogando o estado de emergência em 153 municípios potiguares devido à seca. Durante os 180 dias previstos de vigência do decreto, o Estado poderá contratar com dispensa de licitação obras e serviços direcionados a combater as consequências da estiagem. 

De acordo com o Governo, o mapa das chuvas nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 demonstram que grande parte dos municípios do Rio Grande do Norte tiveram volumes de chuva abaixo dos 500mm no período de janeiro a julho, causando a baixa nos reservatórios de água do estado. 

Com a seca, o Governo estima que o prejuízo de R$ 4,7 bilhões, o que representa uma redução 57,54% na contribuição da produção agropecuária no Rio Grande do Norte em anos de inverno normal. 

"Para a atividade de produção de frutas irrigadas, foi considerado uma redução de 25% no volume produzido; o grau de acometimento para a cana de açúcar foi de 30 %; para a pecuária, os prejuízos foram da ordem de 60 %; já para as culturas de subsistência, inclusive o algodão e a castanha de caju, o grau de perdas considerado chegou a 60 % dos valores obtidos em anos normais", disse o Governo em seu decreto. 

A prorrogação da emergência na seca já está em vigor.

Fonte: Portal G1 do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário