sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Frei Serafim de Catânia e Frei Damião missionários capuchinhos que fazem parte da História de Serra de São Bento e Nordeste Brasileiro

Serra de São Bento/RN


Frei Serafim de Catânia tem em sua história características  do seu conterrâneo  também Frade missionário capuchinho da ordem dos franciscanos,  Frei Damião. Ambos Italianos, dedicados às missões no nordeste brasileiro.  Praticamente 10 anos após a volta de Frei Serafim para Itália onde falece, nasce Frei Damião.

Frei Serafim de Catânia foi um missionário Capuchinho que chegou  ao Brasil em 1841. Assim  como Frei Damião percorreu todo o Nordeste  pregando, edificou igrejas, tornando-se famoso por sua bondade ganhou fama de milagreiro.
Por volta de 1850 o Padre Camilo traz o jovem com então 39 anos de idade Frei Serafim de Catânia para fazer missões em Serra de São Bento, a presença do frade exerceu profunda mudança na vida dos moradores, os quais costumavam seguir os métodos violentos  do Coronel João de Oliveira Mendes. Foi nesta oportunidade que a significativa história de Serra de São Bento começa a mudar.
Por volta de 1874 o frade chega a Teresina onde também realiza grandes obras, as quais lhe renderam algumas homenagens. Em 1886 retorna a Itália aonde vem a falecer no ano seguinte.
Frei Damião chega ao Brasil por volta de 1930 e  por volta dos anos 90 é trazido ao município pelo então Prefeito Ricardo Araújo. Em sua homenagem Ricardo mandou fazer uma estatua e colocar na Praça da cidade a qual foi levada pela administração do prefeito Francisco Erasmo para o conjunto Frei Damião também obra da gestão Araújo  e no lugar colocou-se a imagem do padroeiro São Bento.
Homenagear também o Frei Serafim de Câtania é  uma sugestão às autoridades de Serra de São Bento,  pois ele ainda em 1850 transformou nossa trágica história violenta. Permitam-me ousar, existe duas Serra de São Bento, a antes de Frei Serafim e a de depois do Frei Serafim. O que fazemos agora é a continuidade de uma história e a valorização de uma cultura e quem isso faz mostra seu entendimento.   
Assim, os missionários capuchinhos fazem parte da História de Serra de São Bento, mas só Frei Damião é lembrado e homenageado?

Por Ariadny Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário