O blog parabeniza nosso conterrâneo e ministro Garibaldi Alves Filho pela passagem de seu aniversário.
Conheça a história de Garibaldi Filho
Garibaldi Alves Filho nasceu em 4 de fevereiro de 1947, em Natal, Rio Grande do Norte. Filho de Garibaldi Alves e Maria Vanice Chaves Alves, Garibaldi é o mais velho dos quatro filhos do casal. Sua formação escolar básica foi feita no Marista e no Atheneu. Após isso, Garibaldi Filho cursou Direito, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concluindo o bacharelado no início da década de 70. O senador é casado com Denise Pereira Alves, com quem teve dois filhos: Walter Pereira Alves (deputado estadual) e Bruno Pereira Alves (empresário).
Além do Direito, profissionalmente, o senador também se dedicou ao jornalismo, área na qual atuou (e atua até hoje) apresentando programas no rádio e escrevendo artigos para jornais.
A vida pública do senador começou em 1966, quando ele foi nomeado chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal, na administração Agnelo Alves. Garibaldi Filho ficou no cargo até 1969.
Em 1971, pelo PMDB, a primeira eleição: Garibaldi Filho foi eleito para a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e iniciou uma série de quatro mandatos consecutivos (71 a 75; 75 a 79; 79 a 83; 83 a 85).
Em 1985, o ex‐chefe da Casa Civil concorreu à prefeitura de Natal foi eleito prefeito. Garibaldi Filho administrou Natal de 1986 a 1988 e sua gestão até hoje é lembrada como uma das melhores que a cidade já teve. Dois anos depois, um novo desafio:
Garibaldi Filho disputou pela primeira vez uma vaga ao Senado. Ele se elegeu e passou a ter contato com o Legislativo Federal.
Em 1994, Garibaldi Filho foi escolhido o candidato do PMDB ao Governo do Estado.
Mais uma vez foi eleito. A eleição para o Executivo fez com que ele renunciasse à cadeira de senador para iniciar, em 1º de janeiro de 1995, a administração que ficaria conhecida como “o governo das águas”.
Quatro anos após a primeira eleição, Garibaldi Filho disputou a reeleição ao governo e novamente foi eleito. Mas desta vez não cumpriu o mandato até o fim.
Em 7 de abril de 2002, ele renunciou ao mandato no Executivo para poder disputar pela segunda vez uma vaga ao Senado. Nesta eleição, seus suplentes foram João Faustino e Carlos Alberto Torres (1945 – 1998). Ele foi eleito para o período de fevereiro de 2003 a 21 de janeiro de 2011. Em 2006, novamente convocado pelo PMDB, Garibaldi Filho disputou a eleição para o Governo do Estado, mas não teve êxito.
Em 2008, Garibaldi Filho foi eleito presidente do Senado Federal. A administração do senador à frente daquele parlamento foi muito elogiada pelo caráter independente que ele imprimiu à frente do Legislativo. Atualmente, após deixar a presidência, ele se dedica a presidir a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, uma das mais importantes da Casa. Um fato relevante de sua carreira política é que ele sempre pertenceu aos quadros do PMDB.
Este ano, após tentar a reeleição para o Senado, Garibaldi Filho foi reeleito com 1.042.272 de votos, a maior votação já obtida por um político no Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário