domingo, 6 de novembro de 2011

Espécies típicas do bioma Mata Atlântica vivem no Alto da União

Serra de São Bento/RN

O nosso Alto da União não é belo apenas por possibilitar  aos visitantes deslumbrantes paisagens, representar a religiosidade e história local, ser um lugar propicio a prática de esportes radicais e de aventura.  A fauna e flora abrilhantam o lugar. Animais como cobras, pássaros dentre outros desfrutam do ambiente, mas o que chama a atenção de estudiosos, curiosos, professores  e conhecedores visitantes sem duvida é a flora a qual preserva lindas orquídeas, pororoca arvores típicas de um dos  biomas brasileiro, a mata atlântica.

Sabe-se que a Mata Atlântica estar presente na maior parte do território brasileiro abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. Acompanha toda linha do litoral Brasileiro de Norte a Sul do País, regiões meridionais e Nordeste e há subdivisões do bioma  Mata Atlântica em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude.

Por encontra-se hoje este bioma extremamente reduzido, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas deste Planeta Vida (Planeta Terra) preservar o que temos no Alto da União é saber cuidar do que temos de precioso, mas para cuidar é preciso conhecer.

Lembramos as autoridades, educadores, professores e sociedade Serra-bentense, precisamos cravar um turismo voltado à sustentabilidade dos munícipes e município.


Por Ariadny Moreira

3 comentários:

  1. muito útil essa informação!

    ResponderExcluir
  2. coincidência ou não, essa noticia é uma resposta sábia a um dos comentários anônimos sobre os macocos também existentes em nosso município, pois eles também são típicos do bioma mata atlântica. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao vereador Zé Bento que sinalizou com uma faixa a nossa área de preservação ambiental no alto da união. É gratificante e admirável para mim, estudiosa das causas e efeitos ambientais perceber que nesta grandiosa obra de acesso ao alto da união, mínimos são os impactos ambientais. Só me resta parabenizar ao prefeito, vereador Zé Bento e todos os envolvidos e comprometidos com a construção do futuro santuário o qual beneficiará não só o nosso município, mas toda região, cabe os lideres e empresários saberem desfrutar dessa oportunidade. Podemos não ter a maior estatua do mundo, mas, seremos o único santuário de São Bento e estamos no meio das peregrinações: Santa Rita em Santa Cruz e Frei Damião em Guarabira/PB.


    Como acrescentou o amigo Ditinha, esse é o momento, o Papa é Bento, Santuário de São Bento na cidade de Serra de São Bento, projeto do vereador Zé Bento executado pelo sobrinho de Bento o nosso prefeito Chico!

    Att. Ariadny Moreira #

    ResponderExcluir