sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A histórica remoção da cruz do alto da união se dará com procissão e celebração da Santa Missa

Serra de São Bento/RN


O Pároco de São Bento, Padre Mario Gomes de França, convida a população para participar do momento histórico da remoção da cruz do alto da união, a qual será restaurada por profissionais da UFRN.
O encontro acontece neste próximo domingo (16) na igreja Matriz às 16h onde os fieis partirão em direção ao futuro Santuário São Bento, no alto da União, retiram a cruz (foto ao lado) e seguem em procissão de volta a igreja matriz onde será celebrada a missa, após este ato, a cruz seguirá até a casa paroquial ficando para os cuidados de restauração.


Contribuição histórica por, Ariadny Moreira      

Ou cruz simbólica, ainda em outrora foi cravada na praça da cidade pra apaziguar a mocidade Que violenta era, mas, já nos anos sessenta já em outra missão uma outra cruz encaminhada foi em procissão para o alto da união. Já em novo século a historia se faz olhando para traz o Padre Mário  empolga a população  e vão até o alto da união trazer a cruz para a restauração.

Por Volta de 1850 “na penúltima noite das missões, Frei Serafim mandou que fossem colocadas num grande fosso cavado na frente da igreja, todas as armas que já tivessem servido para matar ou ferir alguém. E como resultado foram enterradas dezenas de punhais, arcabuzes, clavinotes, facas, peixeiras e porretes. No lugar, o frade ergueu uma cruz, que ficou sendo o cruzeiro da cidade, no centro da praça da igreja matriz. Esse fato foi o mais comentado por todos os que assistiam ás missões de Frei Serafim de Câtania.”(da obra, Nova Cruz: Mito e História - Pe. Normando Pignataro).
Quero registrar também meu agradecimento pela oportunidade de contribuir para com este blog e informar com fundamentação teórica um pouco de nossa história, a qual dará um sentido profundo a este momento que entendo não só como um ato de fé, mas de resgate da nossa cultura e valorização da nossa história.

Lembro ainda que por volta de 2006 quando fui presenteada pelo Pe. Normando Pignataro com sua obra, Nova Cruz: Mito e História, fizemos questão de trazer exemplares deste livro para a biblioteca publica municipal e para as escolas estaduais de Serra de São Bento. Para quem quer conhecer um pouco de nossa história vale apena ler. Quem já leu recomenda, é tão precioso esse livro que esqueceram de devolver o meu, a sorte é que eu também tinha presenteado minha mãe com um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário