segunda-feira, 28 de março de 2011

Monte das Gameleiras é destaque no Jornal Ttribuna do Norte: Um ar holandês na Borborema potiguar

Monte das Gameleiras/RN

Clima ameno, cenário natural privilegiado, estrutura moderna e caprichada: reunião de fatores que tem feito da Pousada Pedra Grande, localizada em Monte das Gameleiras, a 130km de Natal, uma das opções mais procuradas  desta estação. Aberto no final de dezembro passado, em pouco tempo o local tem chamado a atenção de turistas de várias regiões e nativos à procura de uma boa programação para relaxar. Vale salientar que o restaurante da pousada não é restrito aos hóspedes; viajantes e passantes também podem saborear. A pousada é um sonho realizado pelo casal  Lorena e Júnior Gurgel, natalenses que desejavam trocar o calor do litoral por uma temperatura mais branda. Acharam a Serra de São Bento e suas redondezas cheias de rochas, lagos e verde, há quatro anos. “Chegamos num dia chuvoso, nublado, frio, e foi paixão à primeira vista”,conta Lorena.


No primeiro momento, o casal apenas montou sua residência na região. Mas um fato inesperado contribuiu para despertar o interesse econômico pela serra: Lorena e Júnior ajudaram a criar um dos melhores restaurantes do município, o Galinha da Serra, vizinho da casa deles. “Contribuímos na estruturação da casa e deixamos ela pronta para o mercado. Foi a partir daí que sentimos todo um potencial pouco explorado na região. E surgiu a ideia da pousada, já que havia apenas uma e a demanda crescia”, conta Lorena.

Para criar a pousada, Júnior Gurgel pôs sua experiência de 22 anos no ramo de hotelaria. Outra inspiração veio da Holanda, país onde viveu por alguns meses. Para cuidar do projeto, chamou seu filho, o arquiteto Rodrigo Gurgel. O visual, rural, europeu e moderno, em plena serra potiguar, impressiona. A estrutura foi toda construída em pedras tiradas da região. A pousada conta com doze apartamentos, em seis chalés – número que vai aumentar em breve. Para complementar a ambientação, Lorena destaca o clima: em noites de verão, chega a agradáveis 20 graus; mas no meio do ano pode chegar até 12 graus.

A área gastronômica da pousada se estende por três ambientes: o restaurante, localizado na réplica do moinho; a espaçosa praça holandesa, em volta do moinho, e o bar que fica no lobby. O restaurante Moinho é um espaço aconchegante para até 24 pessoas, com um menu calcado na cozinha francesa. Por lá se acham iguarias como o risoto de codorna, marreco ao funghi, filé ao Café Paris, coelho no azeite e flambado com champanhe, peixe à bellemeuniere, e peixe à Serra (uma tilápia com ervas), entre outros. No café da manhã também são servidas delícias regionais, incluindo a carne de sol com macaxeira. A carta de vinhos é apropriada ao cardápio.

A pousada está com uma promoção para março, visando os casais. A “casadinhos” funciona de segunda a sexta-feira, com uma diária de R$150 (para o casal) que inclui uma garrafa de vinho tinto argentino Sierra Los Andes, safra 2009. Uma informação extra a quem pretende seguir os caminhos da Borborema: o município de Monte das Gameleiras, onde está localizada a pousada, também vai entrar no clima gastronômico, mas só em agosto. O 1º Festival Gastronômico e Cultural de Monte das Gameleiras acontecerá de 4 a 7 de agosto, com realização da equipe do Roteiro dos Festivais do RN, sob coordenação geral de Walde Faraj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário