segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Parede do açude de Tangará está com estrutura comprometida

Tangará/RN

O açude Guarita localizado no municipio de Tanguará está com a estrutura comprometida e a parede que segura os 5 milhões de metros cúbicos de água pode desabar. Mas já houve uma mobilização no sentido de garantir que tudo seja feito para que isso não aconteça, e se acontecer trazer menores prejuizos. O corpo de bombeiros militar, a defesa civil, a secretaria de justiça e cidadania do Estado, o Dnit e o Der estiveram presente a Tangará para dar inicio as obras e orientações na região.

Foto: Júnior Santos

Cratera na parede do açude Guarita assusta autoridades

A parede do açude já estava comprometida desde a última segunda-feira, quando ocorreu fortes chuvas na região do trairi. Na madrugada deste sabado, surgiu um vazamento que fez ceder parte da parede e chamar atenção para os prováveis riscos deste desabamento. O prefeito de Tangara, Jorge Bezerra, já havia mobilizado dois tratores na manha de hoje para tornar mais largo o sangradouro do açude, já criado segunda-feira devido as chuvas.

“Abrimos esse caminho para aliviar a pressão e não comprometer mais a parede. Tambem estamos pensando obras maiores para garantir a segurança de tangara e das cidades vizinhas” disse o prefeito. Uma das obras maiores é o desmatamento de uma região proxima ao acude para que a terra possa ser levada dessa regiao até a area do vazamento. Equipamentos do Dnit e servidores do DER devem dar inicio a tal processo logo amanha. Equipamentos do batalhao de engenharia do exercito tambem serao utilizados.

Vizinho da parede há 17 anos, o aposentado José Maria Lima, de 60 anos, admite pela primeira vez temer pelo local onde reside. “Não estou mais com tanta coragem assim. Se piorar e a sorte não ajudar, vou ser obrigado a deixar de morar aqui”, disse. Segundo ele, a última vez que o acude sangrou foi há 14 anos. “Desde então a água não passa por essa parede ai”.

Secretario faz reunião em Boa Saúde

Caso a parede rompa, a primeira e a principal cidade a ser afetada será Boa Saúde. Além dela, também estão na lista Lagoa Salgada, Monte Alegre e São José de Mipibu. Sabendo disso, o secretario da Secretaria de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, fez uma reunião – juntamente com o corpo de bombeiros e a defesa civil -, com moradores do municipio

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário