terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

UOL Noticias: Ford anuncia fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo e fim do Fiesta

Brasil


A Ford anunciou nesta terça-feira (19) que vai fechar até o fim de 2019 a fábrica de São Bernardo do Campo. A fabricante afirma que a medida faz parte do seu plano de reestruturação regional, cujo objetivo seria o "retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul"

Com isso, a montadora deixará de produzir e comercializar no Brasil e região o Fiesta, hoje único automóvel produzido na unidade paulista, bem como as linhas de caminhões Cargo, F-4000, F-350. Esses modelos, informa a empresa em comunicado, deixarão de ver vendidos "assim que terminarem os estoques". A fábrica de São Bernardo passou ao controle da Ford em 1967, quando a companhia adquiriu a Willys-Overland do Brasil, e desde então tem produzido veículos de forma ininterrupta. 

Com o fim das atividades da linha de montagem paulista, a Ford mantém no país as unidades de Camaçari, na Bahia (que hoje produz Ka e EcoSport), e Taubaté (SP), onde fabrica motores, transmissões e outros componentes. O término da produção do Fiesta integra a estratégia, anunciada recentemente pela matriz norte-americana, de concentrar suas operações na oferta de SUVs e picapes, em detrimento de automóveis de passeio. 

Em outubro do ano passado, a montadora já havia anunciado para maio de 2019 o término da fabricação do Focus em Pacheco, na Argentina, de onde era exportado ao Brasil. Com isso, o hatch e sedã médios continuam à venda no país enquanto houver estoque nas concessionárias. Medida semelhante também foi tomada nos Estados Unidos.

A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente", afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

De acordo com a companhia, apesar do fim das atividades de manufatura na unidade de São Bernardo do Campo, as instalações continuam abrigando a sede administrativa da empresa no Brasil.

A montadora informa que atualmente a fábrica no ABC emprega cerca de três mil colaboradores e que "haverá um impacto significativo nos empregos".

Vamos trabalhar com o Sindicato e com todos os parceiros envolvidos na definição dos próximos passos com relação às implicações deste anúncio", diz a Ford.

Fonte: Site UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário