sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Escolas do Campo apresentam suas vivencias em desfile cívico

Serra de São Bento/RN


A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livreA Educação do Campo está presente em seis comunidades rurais de Serra de São Bento, Calabouço de Baixo, Serra do Meio, Rajada, Umari, Cacimbas e Panelas.

Atendendo a educação infantil e fundamental menor, com atenção a Educação de Jovens e Adultos. Em 2017 apresentou para o desfile cívico o tema, Educação: Resgatando os valores do campo.


A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Os pelotões seguiram a seguinte sequencia:

1- A Escola Municipal de Calabouço de Baixo, sob organização de sua equipe: André Costa, Irani Dantas, Marinaldo e Luana apresentaram o cangaço.

Cangaço foi um fenômeno do banditismo brasileiro ocorrido no nordeste do país em que os homens do grupo vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimento e cidadania causando o desordenamento da rotina dos camponeses. Um dos principais líderes do cangaço foi o "Capitão" Lampião.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé, pessoas no palco, barba e atividades ao ar livre

2 – Escola Municipal Pedro Paulino dos Santos, sob organização de sua equipe, Georgino, Amanda, Dona Branca, Neta, Ivonete e Rosimere, apresentaram a agricultura familiar no município de Serra de São Bento, a vivencia do nosso povo. Serra de São Bento é uma cidade rural.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre
Educadoras, Dona Branca e Neta com seus educandos

As crianças trouxeram nas camisas as imagens dos alimentos produzidos e nas mãos as ferramentas necessárias aos agricultores familiares para o cultivo da terra.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sapatos, criança, chapéu e atividades ao ar livre

3 – Escola Municipal da Rajada - sob organização de sua equipe, Rozilda, Rita, Gilmara, Teca, Carlos, Leia, Eliete e Gil. Apresentaram a cultura da vaquejada e destacou seu Educando Aboiador, Paulo Júnior.  
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

4 – Escola Municipal Artur Dias Ferreira sob organização de sua equipe, Ana Lúcia, Expedita, Carla, Welington, Sanderson, Eduarda e Hozana, destacaram o projeto vivenciado por todas as escolas do campo, Horta. O cultivo da terra. “Se o campo não planta a cidade não Janta”.
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

5 – Escola Municipal de Cacimbas se une a Escola Municipal de Panelas sob organização de sua equipe, Lucineide, Maria Trajano, Lena, Leticia e Neta apresentaram o projeto desenvolvido pelas turmas da EJA do campo, referência em sustentabilidade e incentivo a coleta seletiva, TROCA LIMPA.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Fomentar a economia solidaria e valorizar a agricultura familiar é também objetivo da TROCA LIMPA. Troca papelão, alumínio e plástico por alimentos da agricultura familiar local e combustível no Posto Padre Cícero em Serra de São Bento.

A troca acontece diariamente de Segunda a sexta feira das 8h às 11h na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – SINTRAF  e nas quinta  - feiras, na feira dos produtos do campo. 

A educação que não provoca mudança em seu lugar não tem significado, afirmou Ariadny Moreira, coordenadora das Escolas do Campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário