terça-feira, 27 de dezembro de 2016

SERRA DE SÃO BENTO: Diante das suspeitas de fraudes em diversos processos licitatórios prefeita eleita vai contratar empresa de auditoria

Serra de São Bento/RN


Prefeita Eleita de Serra de São Bento anuncia auditoria nas contas da prefeitura, após denuncia sobre fraude em licitação de material hospitalar.

Uma verdadeira devassa nas contas da Prefeitura de Serra de São Bento. Esse deverá ser o primeiro ato da prefeita eleita Wanessa Morais (PMDB), ao assumir a prefeitura em 01º de Janeiro do ano que vem. Wanessa acredita que uma equipe especializada poderá revelar a real situação do município de Serra de São Bento. A prefeita esteve na cidade de João Pessoa/PB e já entrou em contato com uma empresa especializada em auditoria em órgãos públicos de renome na região nordeste.

A ideia ainda, segundo informações de pessoas próximas da prefeita eleita, seria uma averiguação completa nas contas da prefeitura, principalmente com relação a pagamentos nestes últimos 03 anos e meio do mandato do prefeito Emanuel Faustino.

A decisão pela auditoria completa já fazia parte do planejamento de Wanessa Morais e teria ganhado força depois de alguns relatos de servidores da prefeitura, sobre suspeitas de irregularidades, principalmente nas pastas de saúde, educação e obras, onde o fluxo de recursos é maior. A futura gestora quer uma averiguação completa nas contas da prefeitura, principalmente com relação a pagamentos nestes últimos 03 anos e meio do mandato do prefeito Emanuel Faustino. A decisão foi tomada durante o processo de transição, onde a equipe da prefeita eleita, detectou diversas irregularidades, e somente uma empresa especializada poderá mostrar um raio x completo do município. 

No ultimo dia 21 de dezembro havia uma sessão do Pregão Presencial nº 014/2016, onde por pedido da Vereadora Solange Ferreira que estava acompanhando o certame juntamente com membros da equipe de transição foi constatado pela advogada Nieli Fernandes que o processo de despesa daquele pregão não continha, pasmem, uma assinatura sequer, uma rubrica, nada, tratando-se tão somente de um amontoado de folhas reunidas dentro de uma capa. Fato este que foi averiguado por todos os presentes, inclusive os representantes de duas empresas de licitação que lá se encontravam.

A equipe de transição já tem em mãos documentos que comprovam a ilegalidade na referida licitação. E Diante da grave fraude que estava por se concretizar o pregoeiro pego em flagrante nessa ilegalidade não teve alternativa que não anular todo o processo conforme registrado em ata.

Ao blog a prefeita Wanessa Morais disse que precisa saber a situação financeira do município, para traçar metas e amenizar os problemas sociais do município sertanejo. “Vou determinar uma auditoria porque os indícios de ilegalidade são muitos e estamos tendo grande dificuldade, pois ate agora, dia 27 de dezembro, passados mais de 20 dias do início do período de transição, não nos deixam ter acesso aos processos de licitação do município. Terminou uma guerra eleitoral e agora vai começar uma grande batalha pela transparência e reerguimento do nosso município”, acrescentou a nova prefeita. 

Wanessa Morais estaria disposta, inclusive, a pedir apoio ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) para analisar convênios assinados pela atual gestão municipal, ao MPE ( Ministério Publico Estadual e ao MPF Ministério Publico Federal) referente a recursos federais.

O município atualmente se encontra com obras abandonadas, o TCE do RN, já multou o prefeito com os escândalos como o da compra de pneus, da empresa de lixo Pactual, dos Alugueis de carro, além de constatação da existência de diversos funcionários fantasmas, resumindo a prefeitura está um caos.

Não por outro motivo que ao julgar a denúncia de compra de pneus em 2014, o Tribunal de Contas determinou que todas as licitações do município de Serra de São Bento nos anos de 2013 e 2014 fosse objeto de investigação.

É de se perceber que não é de hoje que as suspeitas de mal uso e desvio de recursos vem fazendo sombra nas contas do município pelas mãos da atual gestão.

Wanessa Morais venceu as eleições com 2.728 votos, 753 a mais que o outro candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário