quinta-feira, 3 de março de 2016

Mais quatro projetos são beneficiados por doação de salário da vereadora Eleika Bezerra

Natal/RN

Desde fevereiro deste ano, a vereadora Professora Eleika Bezerra passou a apoiar financeiramente mais quatro projetos em Natal, além dos já beneficiados em anos anteriores. Os novos projetos foram escolhidos por estarem inclusos em áreas defendidas pela parlamentar e estão sendo beneficiados com o subsídio do salário da vereadora, doado todos os meses desde o início do mandato.

O projeto “Ainda é cedo – Gravidez e adolescência não combinam”, realizado pelo Instituto do Bem, é destinado aos adolescentes das escolas públicas do RN e objetiva evitar a evasão escolar decorrente da gestação precoce, através da orientação para família destes adolescentes, de aulas de educação sexual, consultas médicas e métodos contraceptivos após prescrição de médica ginecologista.

Desenvolvida pelos alunos dos 6ºs anos da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, situada no bairro de Felipe Camarão, a Horta Comunitária visa estimular o consumo de alimentos saudáveis e promover mudanças de valores e hábitos por meio da educação ambiental. Além disso, o trabalho interdisciplinar funciona como laboratório vivo para várias atividades didáticas e que oferecem diversas vantagens, entre elas a oferta de grande variedade de alimentos a baixo custo que são utilizados também na merenda escolar.

Já o trabalho realizado pela OnG “Guarda Mirim Ambiental Sempre em Ação” contempla 60 jovens em Natal, 50 em Macaíba e 40 em Nísia Floresta, todos estudantes de escolas públicas e privadas com idade entre 8 e 17 anos e seis meses. O projeto é desenvolvido todos os sábados com ordem de união, cidadania, educação ambiental, artes marciais, atividades de esporte e lazer.


Atuando no Serviço de Fortalecimento de Vínculos de crianças de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, o Projeto José do Egito, realizado pela Associação Shalom, é executado no bairro do Planalto desde 2009. A ação tem o objetivo de garantir o direito à educação, por meio do reforço escolar, prevenir e reduzir situação de uso de drogas e de prostituição infanto-juvenil, além de favorecer a diminuição da evasão escolar.

MAIS DOAÇÕES

Desde o início de 2015, duas instituições filantrópicas de Natal – a Creche Escola Casa do Caminho e o PróVidaNatal – também são contempladas pela doação de salário da parlamentar. A partir de outubro do mesmo ano, a Sociedade Amigo do Deficiente (Sadef/RN) passou a ser mais uma beneficiada com o apoio financeiro da vereadora Professora Eleika Bezerra. A instituição atua na promoção e incentivo ao esporte praticado por pessoas com deficiência visual, intelectual e física e conta atualmente com 120 associados.

Desenvolvido com o objetivo de produzir intervenções na Vila de Ponta Negra mesclando atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e, principalmente, o grafite, o Projeto ‘As Cores da Vila’ vem recebendo, desde o último mês dezembro, o apoio financeiro da parlamentar para a aquisição de material a ser utilizado nas intervenções. O projeto que visa retratar a cultura local e a identidade da comunidade de Ponta Negra é realizado mensalmente na rua do Currupio envolvendo cerca de 200 crianças e deve ser expandido, em breve, para toda a Vila de Ponta Negra.

Também em dezembro de 2015 foi iniciado o apoio financeiro ao Centro Educacional Dom Bosco destinado à execução do projeto ‘Educando com Artes’, que beneficia cerca de 400 crianças e adolescentes, na área de Artes (artesanato e teatro).

Além destas, a Casa do Bem, o Espaço Solidário, a Casa Crescer e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) também são beneficiados. Na Casa do Bem, assim como na Casa Crescer, o recurso doado mantêm turmas de reforço escolar. Já no Espaço Solidário, o dinheiro é destinado à alimentação de 30 idosos que passam o dia na instituição, enquanto que o apoio oferecido ao GACC visa contribuir com as oficinas de arte, música e teatro realizadas pelo Grupo.

TRANSPARÊNCIA

Eleika Bezerra é professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está em seu primeiro mandato como vereadora de Natal. A decisão de doar o salário foi registrada em cartório, em agosto de 2012, durante a campanha eleitoral. A atitude inédita chamou a atenção da imprensa local e nacional. As prestações de contas das doações de seu salário e da verba indenizatória são disponibilizadas por meio do site www.professoraeleika.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário