terça-feira, 14 de janeiro de 2014

FIFA escolhe Cristiano Ronaldo o melhor jogador do mundo em 2013

Mundo


Zurique (AE) - Era para ser apenas mais uma festa. Mas o evento de gala da Fifa ontem também foi palco de acusações. A Fifa deu a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo para o português Cristiano Ronaldo, o primeiro atleta a sair com um troféu individual sem ter levado seu clube a sequer um título durante o ano. Ronaldo superou Frank Ribèry e Lionel Messi.

Mas a decisão causou um profundo desconforto dos alemães, que acusam o processo de ter sido manipulado para favorecer o português. Neste ano, pela primeira vez na história do prêmio, a Fifa ampliou o prazo de eleição, justamente para permitir que os jogos da repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo pudessem também ser avaliados. Ronaldo levou Portugal para o Mundial com uma atuação de gala e que causou um impacto mundial

Mas a ampliação do prazo não incluía o Mundial de Clubes, no qual Frank Ribèry foi eleito o melhor do torneio e saiu como campeão pelo Bayern de Munique. “Algumas pessoas manipularam o processo”, disse o presidente do Bayern Munique, Uli Hoeness, antes mesmo do anúncio ao chegar em Zurique. “Não se ajusta nos planos de alguns que o Bayern ganhe tudo”, insistiu, apontando uma “conspiração”.

O próprio Ribèry chamou o processo de “vergonha”. “Foi o meu ano Não vejo lógica (ao não ganhar)”. Ele ficou na segunda posição no prêmio. Não posso fazer mais para ganhar a Bola de Ouro. Ganhei tudo este ano”, disse o francês.

Mom ou sem polêmica, Cristiano Ronaldo saiu coroado de Zurique com a segunda Bola de Ouro de sua carreira e a confirmação de que faz parte da história do futebol. A primeira ele recebeu em 2008. Mas, desde então, Lionel Messi havia dominado todas as premiações. Neste ano, o argentino chegou apenas na terceira posição na votação. “Não há palavras para descrever esse momento. Estou muito feliz. Obrigado a todos os meus companheiros do Real Madrid e da seleção. É um orgulho enorme, as pessoas que me conhecem sabem o sacrifício que foi. É um momento muito emocionante para mim e não consigo falar”, disse Cristiano Ronaldo, que chorou muito na entrega do prêmio e subiu ao palco acompanhado do filho.

O técnico da seleção brasileira, Luis Felipe Scolari, votou pelo português como o melhor, colocando Messi em segundo e Ibrahimovic em terceiro.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário