quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Hoje é Dia de São Cosme e São Damião

Santo do Dia


Hoje,26 de setembro,dia de São Cosme e Damião.

Cosme e Damião eram filhos de uma família cristã árabe e nasceram aproximadamente no ano 260 d.C. 
O talento que ambos tinham com medicina foi descoberto desde muito jovens, tanto é que eles se aprofundaram nesse área e se formaram na Síria. Foi quando eles se tornaram médicos muito prestigiados 
e decidiram, além da medicina, por serem também missionários na Egéia.

Eles eram reconhecidos por amar a Cristo de todo o coração e chegou um tempo que eles não cobravam mais por seus serviços, mas usavam a medicina como meio para atrair pessoas ao amor de Deus. Por causa disso, eles eram tidos como pessoas que eram inimigas do dinheiro. Usavam a medicina unicamente para converter os perdidos.

Por fazerem da sua profissão uma forma de pregaram o cristianismo, os gêmeos Cosme e Damião foram presos, acusados de serem feiticeiros e por curarem as pessoas, foram tidos como diabólicos. Quando eram questionados pelas autoridades eles diziam que curavam em nome de Jesus Cristo, com a força que Ele lhes dava.

Eles foram obrigados e ameaçados a adorarem outros deuses, mas recusaram por conhecer os princípios do evangelho desde pequenos. Em momento algum negaram a Deus ou abriram mão de seus princípios, apesar 
de sofrerem inúmeras torturas por causa disso. No ano 303, foi decretado pelo Imperador que eles fossem 
mortos e, ainda assim, eles resistiram as pedras e as flechas, foi quando os soldados tiveram quer recorrer 
à força das espadas para decapitá-los.

Após cem anos, o povo que admirava Cosme e Damião passou a adorá-los. Duzentos anos após a morte dos gêmeos, Justiniano, imperador da época, contraiu uma doença gravíssima e ordenou que levantassem uma igreja grandiosamente bela em homenagem a Cosme e Damião. A fama dos dois perdurou tanto que correu pelo Ocidente, inclusive em Roma, quando o papa Félix IV ordenou que fosse construída uma basílica em honra ao nome dos dois. Essa basílica foi inaugurada num dia 26 de setembro, então, Cosme e Damião passarama ser festejados por todo povo católico nessa data!

São Cosme e Damião - rogai por nós.

Fonte: Blog paroquia de São Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário