segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Baraúna /RN: Município adere ao Projeto Balde Cheio

Baraúna/RN



O município de Baraúna, região oeste do estado, é o mais novo integrante do Projeto Balde Cheio, que visa o aumento da produtividade e promove a profissionalização da gestão da propriedade rural, com foco na bacia leiteira.

O termo de adesão foi assinado pelo secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Baraúna, Luiz Soares da Silva, e Marco Antônio Araújo Vieira, gerente executivo da Superintendência do Banco do Nordeste. O Projeto também conta com a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae RN).

O Balde Cheio se traduz em enormes ganhos para os pequenos produtores, proporcionando acesso às alternativas de convivência com o semiárido e consequentemente melhoria na qualidade de vida. Prevê, em média, aumento de 20% nos índices de produção, desde que sejam observados, dentre outras, as técnicas de produção, cuidados ambientais e elevação na produtividade e aumento da renda. "No RN, já temos resultados efetivos, e é isto que nos entusiasma", destaca o agente de desenvolvimento da Superintendência do Banco no RN, Agnelo Peixoto.

Os recursos para implantação do Balde Cheio no RN são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Nordeste (Fundeci), administrados pelo Banco do Nordeste, bem como do Sebrae, dos 20 municípios e do apoio econômico da Faern.

O projeto conta com a consultoria da Empresa Pecuária Intensiva que disponibiliza seis profissionais qualificados para difusão da metodologia junto às propriedades que aderirem ao projeto, podendo chegar até 20 em cada município. Um Comitê Gestor formado pelos entes parceiros que se reúne uma vez por mês para deliberar sobre os assuntos pertinentes ao aprimoramento desta tecnologia para o Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário