quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Cordelistas participam do livro em homenagem ao centenário do mestre Luiz Gonzaga

Rio Grande do Norte



O poeta João Gomes Sobrinho, conhecido popularmente por Xexéu, e o escritor Marciano Medeiros, ambos nascidos no município de Santo Antônio, são uns dos 14 cordelistas pertencentes à Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, que homenagearam o centenário de Luiz Gonzaga, na publicação do livro "Luiz Gonzaga em Cordel" cuja obra traz em poesia a trajetória de sucesso do famoso Rei do Baião descrita em versos e folhetos.

João Gomes Sobrinho (Xexéu), poeta cordelista, nasceu em 13 de maio de 1938, no sítio Lajes, município de Santo Antônio, onde reside. É filho de Elizeu Gomes de Carvalho e Genuína Gomes de Carvalho. Seus folhetos versam sobre seca, comportamento do nordestino, ecologia, etc. Fez apresentações em vários lugares do Brasil como São Bernardo do Campo/SP, Curitiba/PR e Brasília/DF além de Natal e grande parte do interior do Rio Grande do Norte. Xexéu é um ícone da cultura potiguar e ocupa a cadeira de número 30 na Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel-ANLIC.

Marciano Batista de Medeiros nasceu em Santo Antônio/RN, aos 18 de setembro de 1973. É filho de João Batista de Medeiros e Francisca Viana Salustino Medeiros. Publicou vários folhetos de cordel e inúmeros perfis biográficos de ilustres personalidades que fazem parte da história do Rio Grande do Norte. O autor é o mais jovem imortal da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel-ANLIC, ocupando a cadeira de número 31, cujo patrono é Luiz Felipe Nerís. 

A obra literária foi organizada por Marcos Antônio de Andrade Medeiros e seus exemplares já estão a venda nas livrarias.

Fonte: Blog os Amigos da Onça

Nenhum comentário:

Postar um comentário