A cidade de Monte das Gameleiras, município do agreste serrano potiguar, será o cenário da primeira empreitada gastronômica do ano dentro do calendário do “Circuito das Serras”. O Festival acontece de 7 a 10 de julho, na praça central. Será a primeira vez que Gameleiras realiza um festival deste porte, envolvendo gastronomia, culinária típica, cultura e lazer. A última cidade da Borborema potiguar, Gameleiras fica a 125km da capital Natal, numa altitude de 576 metros e temperaturas amenas, em torno dos 11 graus neste período do ano.
Também possui vários atrativos naturais e um potencial turístico e culinário importante. Pelo menos é o que atestam os chefs que vão subir a serra semana:
De acordo com a chef Sanylle Faraj, coordenadora gastronômica, serão muitos os sabores locais aproveitados nas criações dos chefs. Por exemplo, a utilização gastronômica do feijão ainda na vagem imatura (tipo preto e carioca), também o tradicional feijão seco, a fava verde, as carnes de cabrito e cordeiro, galinha caipira, tilápia branca e rosa, goma, beiju, farinha, pinha, entre outros produtos cultivados e criados na região.
“A tilápia rosa é pescada lá embaixo da serra, pois já existem criações do pescado; e a cultura do feijão é muito importante, já que Gameleiras faz fronteira com a Paraíba. São peculiaridades daquela região que queremos experimentar e compartilhar com a comunidade e os turistas”, completou Walde Faraj, diretor do festival.
Os chefs Gabriel Camilo e Cacau Wanderley participarão do Festival |
Um time com os melhores chefs do Rio Grande do Norte estará presente: Tadeu Lubambo, François Schimitt, Cacau Wanderley, Gabriel Camilo, Thiago Gomes, o sommelier Rodrigo Lima (Gran Cru), Sanylle Faraj, Dona Adalva (Paçoca do Pilão), Sônia Benevides (O Bule), Ângelo Medeiros, Dona Nete, o bartender Marcelo Labre e a nutricionista Juliana Garcia.
Na praça, estarão alguns restaurantes de Natal e da região, e ainda a tenda Degustação Show, que na sexta-feira terá Noite Árabe (Hambúrguer de kafta com coalhada seca, churrasquinho árabe, tabule e Beirute); no sábado, Menu Nordestino com Creme de jerimum e carne de sol, arroz de cordeiro cremoso e carne de sol na nata. Com serviço a la carte, estarão a Ombak, Paçoca de Pilão, Calígula, Minha Massa, Salçaí, confeitarista da região, fondue local, entre outros.
A grande cozinha-show, em forma de pavilhão, volta a ter o tamanho natural de 10 m x 25 m2, onde serão apresentadas 14 oficinas com chefs e profissionais convidados. O chef Gabriel Camilo fará as honras na abertura do festival, falando sobre a importância dos ingredientes da região. Dona Adalva e dona Nete farão uma aula sobre como preparar uma galinha caipira; já o chef Ângelo Medeiros e uma trupe de palhaços agitam a garotada com oficina gastronômica infantil. Para a comunidade, a chef Cacau Wanderley falará sobre hortaliças e produtos orgânicos, além de molhos e aromatização de azeites. O nosso francês François Schimitt fará a “Oficina criativa la minuta”, com o tema galinha. Chef Thiago Gomes fará um “fusion regional” com massa de cordeiro. Ambulantes, restaurantes, bares e quiosques da cidade já recebem consultoria de boas práticas alimentares com nutricionista.
O cantor e compositor de forró Jorge de Altinho, é uma das atrações confirmadas. Haverá shows no palco e no coreto, com cantores e bandas locais. Das atrações locais estão confirmadas a Banda Percussiva de Gameleiras, projeto criado há alguns anos pelo percussionista Jorge Negão; Hélio dosTeclados, Naldinho Forró Pé de Serra. Mais a banda Forró na Manha, Macaxeira Jazz, Diogo Guanabara e Coral da Cosern fazendo duas apresentações. Também estarão animando o coreto a Banda Café, que toca clássicos do rock, e ainda o intérprete Rodolfo Amaral e a dupla Tiago e Santa Fé. Para a garotada, além da oficina infantil com o chef Ângelo Medeiros, haverá cortejo e teatro com o grupo Tropa Trupe.
Fonte: http://www.ararunapb.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário