sábado, 29 de janeiro de 2011

Velório de monsenhor Ernesto já começou em Jardim do Seridó

Jardim do Seridó/RN

Rita ao lado de Monsenhor Ernesto e padre Neto na celebração dos seus 54 anos de sacerdocio em 2009

O cortejo trazendo o corpo do monsenhor Ernesto da Silva Espínola, de 83 anos, falecido em Natal, chegou em Jardim do Seridó por volta das 3 horas da manhã, e seguiu direto para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde permanecerá sendo velado, até as 16 horas. A movimentação já é intensa no local, principalmente de agricultores, já que hoje é dia de feira livre na cidade.

Monsenhor Ernesto sofria de diabetes e mal de Alzheimer e estava internado há dias em um dos leitos do Hospital da UNIMED, em Natal. Dos seus 83 anos de vida, mais de cinqüenta anos foram dedicados ao sacerdócio. Era um dos religiosos mais sérios e respeitados da região. Foi professor por vários anos em Jardim do Seridó. Tinha 8 irmãos, dos quais ainda estão vivo José Espínola, Euzébio, Marta, Terezinha, Edilza e Zélia. Já faleceram Severina e Maria Espínola.

Seus últimos dias foi ao lado de sua fiel amiga Rita Eunice dos Santos. Rita, para monsenhor Ernesto era uma espécie de anjo da guarda. Ainda jovem veio de Ouro Branco morar na Casa Paroquial, quando o sacerdote estava em pleno exercício de seu paroquiato. Rita abdicou-se de sua família e de sua vida social para se dedicar aos afazeres da casa oficial da paróquia, foi ganhando a confiança, ao ponto de em poucos anos se tornar a governanta da residência, e uma das pessoas mais leais ao monsenhor. Nos últimos dias de vida, Rita Eunice teve que aprender as mais simples técnicas de enfermagem, já que na maioria do dia, era quem dava plantão na espécie de enfermaria particular, criada na residência particular do monsenhor.

Fonte: Blog do Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário